Author:
Silva Emmily Santos da,Lopes Graciana de Sousa,Araújo Mirélia Rodrigues
Abstract
Objetivo: O objetivo desse estudo é relatar as atividades desenvolvidas no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais. Materiais e Métodos: Este estudo traz um relato de experiência que deve seu desenvolvimento no decorrer da experiência no campo de estágio remunerado, onde seu início no 1° semestre de 2022 até o 1º semestre de 2023 no conceituado Instituto Médico, para evolução da pesquisa foi usado a Teoria de Jean Watson, a Teoria do Cuidado Humano, como fundamento metodológico. Resultados e Discussão: para melhor compreensão durante as atividades de enfermagem no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais, se identificou muitas práticas e desafios nesse cenário. A importância do acolhimento e da escuta ativa se destacou como fundamentais para estabelecer vínculos de confiança com as vítimas e suas famílias. Considerações Finais: A vivência da enfermagem no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais é um desafio complexo, que requer sensibilidade, empatia e formação especializada. Este relato de experiência destaca a importância do papel da enfermagem nesse contexto e reforça a necessidade contínua de melhorias nos serviços de saúde e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. ADED, N. L.O.; et al. Abuso sexual em crianças e adolescentes: revisão de 100 anos de literatura. Revista de Psiquiatria Clínica, v.33, n.4, p.204-213, 2006. [online].
2. ANJOS, J.S.M.; et al. Assistência de enfermagem em adolescentes a respeito dos fatores de risco à violência sexual: um relato de experiência. REAS, v. 23, n.1, 2023.
3. BARBOSA, J.J.; et al. Assistência do Enfermeiro a Criança e Adolescente Vítimas de Violência Sexual. Artigo científico (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário AGES, Paripiranga-BA, 2023.
4. BEE, H. L. The developing child (7a ed.). New York: HarperCollins College Publishers. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. 1995.
5. BRASIL. Lei Nº 13.431, de 04 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei no 8.069. 2017.