PROTAGONISMO NO PARTO SOB A ÓTICA DAS PUÉRPERAS ASSISTIDAS POR ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS

Author:

Carvalho Marcella Leal Crispim de,Silva Vivianne Mendes Araújo,Carvalho Ana Luiza de Oliveira

Abstract

Introdução: Compreende-se como atenção humanizada ao parto e nascimento o respeito ao parto como experiência pessoal, cultural, sexual e familiar, fundamentada no protagonismo e autonomia da mulher, que participa ativamente com a equipe das decisões referentes ao seu parto. Objetivo: Descrever a percepção das mulheres, assistidas pela equipe de Enfermagem Obstétrica em um Centro de Parto Normal, quanto ao protagonismo no parto. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes da pesquisa são puérperas assistidas por Enfermeiras Obstétricas em um Centro de Parto Normal localizado em um Hospital Maternidade no município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos, um referente à caracterização da participante e outro composto pela entrevista não estruturada, os quais foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: Duas categorias foram identificadas através da análise: A percepção e os sentimentos das mulheres quanto ao protagonismo no parto e quanto ao evento em si; e A assistência prestada pela Enfermagem Obstétrica no que concerne ao protagonismo no parto. Conclusão: A autonomia e a liberdade são adventos centrais do exercício do protagonismo, o que corrobora para uma assistência humanizada; ademais, a Enfermagem Obstétrica atua como ferramenta auxiliadora para a percepção positiva quanto ao protagonismo no parto.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference28 articles.

1. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7ª ed. Edições 70, 2016.

2. BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Lei do Exercício Profissional n° 7498 de 25 de Junho 1986. Brasília, 1986.

3. BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN n° 0516 de 24 de Junho de 2016. Normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra e Obstetriz na assistência às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos nos Serviços de Obstetrícia, Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto e outros locais onde ocorra essa assistência; e dá outras providências. Brasília, 2016.

4. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Lei n 11.108, de 7 de abril de 2005. Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília, 2005.

5. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM n°11 de 7 de Janeiro de 2015. Redefine as diretrizes para implantação e habilitação de Centro de Parto Normal (CPN), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento, em conformidade com o Componente PARTO E NASCIMENTO da Rede Cegonha, e dispõe sobre os respectivos incentivos financeiros de investimento, custeio e custeio mensal. Brasília, 2015.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3