PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NOTIFICADOS DE FEBRE MACULOSA NOS ANOS DE 2018 A 2022

Author:

Argentino Ícaro do Nascimento,Freitas Jean Philippe de,Charalo Amanda Carmem,Azenha Kizzy Montini Ramos,Lima Cassia Maria Gomes,Hidalgo Maira da Costa Silva Rendon,Mesquita Francisco Afonso Diniz de,Santos Jacamar Aldenora dos

Abstract

Introdução: A Febre Maculosa se trata de uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos infectados do gênero Amblyomma, sua apresentação clínica é por um quadro febril agudo. Objetivo: No presente momento está ocorrendo um aumento dos casos notificados e de mortes decorrentes de Febre Maculosa em várias regiões do Brasil, assim pode se caracterizar como um surto e sendo necessário um alerta em todo território brasileiro. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo, do tipo transversal em que será descrito o perfil epidemiológico das notificações de Febre Maculosa registrados no Departamento de Informática do SUS (DATASUS) através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). No intervalo de tempo entre 2018 e 2022. Os dados foram analisados por estatística descritivas a partir dos dados fornecidos pelos estados analisados. Resultados: A região Sudeste se destacou entre as regiões analisadas, seguida pela região Sul. Os homens representam 69,23% dos casos, a faixa etária de 20-59 anos corresponde com a maioria dos casos e a raça branca é a mais acometida. O ambiente domiciliar e o de lazer foram o primeiro e o segundo ambiente de infecção mais comum, respectivamente. Os meses de outubro e setembro ganharam destaque, pois são os meses com maiores notificações. Constatou-se uma letalidade de 32,11% dos casos notificados. Conclusão: A suspeita da doença e o seu tratamento adequado, podem ajudar significativamente os pacientes, para isso é preciso que políticas de prevenção e transmitir informações sobre as características da doença.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference20 articles.

1. Agência Nacional de Vigilância em Saúde- AGEVISA. Portal do Governo do Estado de Rondônia. Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos. Febre Maculosa. 2019. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/agevisa/institucional/ vigilanciambiental/controle-de-zoonoses-e-animaispeconhentos/febre-maculosa/. Acesso em: 20/11/2023.

2. BARROS-SILVA, P. M. R. et al. Febre maculosa: Uma análise epidemiológica dos registros do sistema de vigilância do Brasil. Scientia Plena, v. 10, n. 4(a), 25 abr. 2014.

3. BRAGAGNOLLO, G. R. et al. Development and validation of an interactive educational technology on spotted fever. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. e3375, 2020.

4. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Febre maculosa brasileira/Capítulo 6. In: Guia de Vigilância Epidemiológica. 7 ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, p.773, 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3