Author:
Sousa José Erick de Moura,Brito Marcos Antônio de
Abstract
Diante da crescente necessidade de aprimorar os processos de tomada de decisão eficaz nas organizações, propõe-se a elaboração e desenvolvimento de estratégias para promover o planejamento de forma colaborativa. Nesse sentido, planeja-se criar um conjunto de boas práticas na gestão das tomadas de decisões, destacando a importância de construir uma base sólida que possa contribuir para o processo decisório, tornando-se um diferencial competitivo. Este artigo se baseia em autores que contribuíram para a formação dos processos decisórios. Pretende-se adaptar as ideias desses autores à realidade atual das organizações, desenvolvendo uma base sólida para capacitar os colaboradores a conduzirem processos decisórios em suas atividades diárias. Permitir-se-á que os colaboradores contribuam com seus conhecimentos para o processo decisório, enfatizando a importância de evidenciar as estratégias que a organização pretende almejar, tornando visível o DNA da empresa, como a sua visão, missão e valores que contribuem para o desenvolvimento. Por fim, essas ações contribuirão para o desenvolvimento de uma gestão de tomada de decisões eficaz, mostrando a importância de práticas que auxiliem nas atividades organizacionais, bem como a participação ativa dos colaboradores na busca pelo sucesso empresarial.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. Bento, A. P., & Falsarella, O. M. (2018). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL E COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 5(4), 3-14.
2. Chiavenato, I. (2009). Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. Manole.
3. Chiavenato, I. (2020). Recursos Humanos: O capital humano das organizações. -3. reimp. São Paulo: Atlas.
4. Dessen, I. C. (2018). Equipes que aprendem: o papel dos comportamentos colaborativos de aprendizagem.
5. DRUCKER, P. F. (1990). O Gerente Eficaz. Rio de Janeiro, RJ: LCT Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. cap 7- 8 p 109- 158.