Author:
Justino Cícero Vítor da Silva,Sousa Milena Nunes Alves de
Abstract
O envelhecimento é indissociável à experiência humana, assim, compreender as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) como um recurso para lidar com esse processo é crucial para promover boa qualidade de vida e saúde durante essa etapa. Destarte, o presente artigo trata-se de um relato de experiência do cuidado em saúde destinado a idosos de uma ILPI e das especificidades da assistência prestada. Foram realizadas visitas regulares por um período de nove meses a uma instituição localizada em Patos, interior do estado da Paraíba, com caráter assistencial em saúde, longitudinal e multiprofissional. Desse modo, observou-se que as demandas patológicas mais frequentes foram infecções e agudizações de doenças crônicas, muitas vezes relacionadas à imunossenescência e ao declínio funcional e cognitivo. Todavia, questões de adoecimento psíquico e existencial se apresentaram de maneira insurgente e até mais complexas que essas outras, impelindo a adaptação das estratégias de cuidado para tratar dessas necessidades. Portanto, é perceptível como as ILPI demandam uma perspectiva qualificada, além de um trabalho aguçado de gestão e coordenação do cuidado, que exceda o olhar biomédico e valide as subjetividades dos indivíduos, competências essas que se alinham com a formação em medicina de família e comunidade e convergem para preservar o envelhecimento como uma etapa a ser encarada com positividade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ANTONIO, C. H. et al. Delirium em idosos internados: avaliação dos fatores precipitantes. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 22, 11 ago. 2023.
2. BORDIN, D. et al. Fatores associados à condição de acamado em idosos brasileiros: resultado da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, n. 2, 2020.
3. BRASIL, RDC nº 502, de 27 de maio de 2021. Dispõe sobre o funcionamento de Instituição de Longa Permanência para Idosos, de caráter residencial. Diário oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 31 mai. 2021.
4. CALCINOTTO, A. et al. Cellular Senescence: Aging, Cancer, and Injury. Physiological Reviews, v. 99, n. 2, p. 1047–1078, 1 abr. 2019.
5. CHEBIB, N. et al. Pneumonia prevention in the elderly patients: The other sides. Aging Clinical and Experimental Research, v. 33, n. 1, 31 dez. 2019.