Author:
De Sousa Alexandre Melo,Pereira Ariana Boaventura,De Oliveira Geralda Iris,Moura Indira Simionatto Stedile Assis,Rocha Júlio Cesar Barreto,De Souza Héverson Duarte
Abstract
Este trabalho aborda a relevância da Linguística Aplicada na educação de surdos, focando na formação docente e na sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem desde a pré-escola até a capacitação dos professores. Examina-se o uso da Linguística Aplicada em contextos pedagógicos formais e sua influência na formação tanto dos alunos surdos quanto dos professores em escolas regulares. Para isso, foram analisados materiais bibliográficos, incluindo livros, artigos científicos, e foram examinados o currículo bilíngue para surdos, práticas escolares e documentos normativos. Essa pesquisa contribui significativamente para a compreensão científica da importância da Linguística Aplicada no desenvolvimento das habilidades dos surdos em ambientes escolares. Além disso, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem bilíngue e multicultural na educação de surdos, reconhecendo a língua de sinais como uma língua natural e promovendo sua valorização e uso em paralelo com a língua oral. A pesquisa também ressalta a importância da formação continuada dos professores para que possam adotar práticas pedagógicas inclusivas, que atendam às necessidades específicas dos alunos surdos, levando em consideração suas identidades linguísticas e culturais. Ao compreender a relevância da Linguística Aplicada nesse contexto, os educadores podem implementar estratégias mais adequadas e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais acessível e enriquecedor para os estudantes surdos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference31 articles.
1. ANDREIS-WITKOSKI, S. “A problematização das políticas públicas educacionais na área da educação bilíngue de surdos”. In Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente. V. 24, n. 2, maio/ago., 2013b, p. 86-100.
2. ANDREIS-WITKOSKI, S. Educação de surdos e preconceito. Curitiba: CRV, 2012b.
3. ANDREIS-WITKOSKI, S. Educação de surdos pelos próprios surdos: uma questão de direitos. Curitiba: CRV, 2012ª.
4. ANDREIS-WITKOSKI, S.; SUZIN, R. S. Ser surda: história de uma vida para muitas vidas. Curitiba: Juruá, 2013.
5. BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o Art. 18 da Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.