Author:
Santos Silvana Maria Aparecida Viana,Oliveira Danielle Viviane de,Emiliano Francielle Rodrigues Costa,Machado Ivoneide Sobreira,Medeiros Jéssica Marinho,Domiciano Manoella Leandro Oliveira,Brasil Rafaela Ferreira
Abstract
Hoje, o cenário educativo é transformado pela presença de estratégias pedagógicas contemporâneas, adaptadas às necessidades de uma sociedade que se transforma sem cessar. As estratégias de destaque incluem a aprendizagem baseada na colaboração e a abordagem Maker, ambas essenciais para impulsionar a inovação educacional. A aprendizagem colaborativa é fundamentada na noção de que o conhecimento é construído coletivamente, com estudantes unindo esforços para descobrir e resolver desafios, facilitando assim a partilha de conhecimentos e o aprimoramento de competências sociais. Por outro lado, a abordagem Maker incentiva os alunos a se engajarem como produtores ativos. Este estudo visa investigar como a aprendizagem colaborativa e a cultura Maker influenciam a renovação dos processos educativos, analisando o modo como essas práticas revolucionam o ensino. Tem como objetivos específicos avaliar como as práticas educativas ativas reformulam o ensino e a aprendizagem, redefinindo o papel dos educadores como orientadores e dos estudantes como participantes proativos em sua jornada de aprendizagem; examinar de que maneira o movimento Maker revitaliza a educação ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem; e investigar o impacto da implementação da cultura Maker nas escolas para a transformação educacional. O intuito é fornecer uma análise abrangente sobre o impacto dessas abordagens no ambiente de ensino, sublinhando a relevância de táticas inovadoras que preparam tanto educadores quanto alunos para superar os obstáculos de um mundo em constante evolução. Por meio de estudos quantitativos e de revisão literária, este trabalho busca contribuir de maneira significativa para o refinamento das metodologias de ensino atuais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ABREU, J. R. P. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009, p. 27.
2. BACICH, L.; Ensino Híbrido: Personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 135.
3. BAXTER, P.; JACK, S. Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. Qualitative Report, v. 13, 2010. DOI: 10.46743/2160-3715/2008.1573.
4. BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011, p. 29.
5. BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and ‘making’ in education: the democratization of invention. Stanford: Stanford University, 2013, p.19.