Author:
De Carvalho Neto Joaquim Jeronimo,Da Cruz Vitória Taise,Ogura Alex Yuiti,Seki Karla Luciana Magnani,Rigo Rosângela Silva,De Brito Carolina Figuerôa
Abstract
O aumento do número de pacientes com insuficiência cardíaca devido ao envelhecimento da população e aos avanços no tratamento da doença ressalta a necessidade de uma abordagem mais abrangente no cuidado desses pacientes. Embora a insuficiência cardíaca seja uma doença com risco de morte súbita, é fundamental reconhecer que muitos pacientes enfrentam uma trajetória de doença crônica e debilitante. Objetivos: Este estudo buscou identificar pacientes com insuficiência cardíaca, acompanhados ambulatorialmente com necessidades de cuidados paliativos, analisando suas características clínicas e capacidade funcional. Método: para a identificação da necessidade de cuidados paliativos foi utilizado o Necpal (Necessidades paliativas), PPS (Palliative Performance Scale) que mede a capacidade funcional e o estado geral de pacientes e a ESAS (Edmonton Symptom Assessment System) que avalia a intensidade de nove sintomas principais, permitindo que os pacientes classifiquem a gravidade desses sintomas em uma escala numérica. Os participantes do estudo foram divididos em 2 grupos: Necpal + e Necpal -, a seguir foram comparados às características clínicas gerais, capacidade funcional e relato de sintomas. Na análise estatística para a comparação do perfil geral e clínico com as avaliações de Necpal aplicou-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e para as variáveis categóricas o teste Qui quadrado, com o nível de significância de 5%. Resultados: Participaram do estudo 58 pacientes de ambos os sexos (36 homens e 22 mulheres), com média de idade de (59,79±11,97) anos. Na comparação clínica dos dois grupos estudados houve semelhança na distribuição de sexo (p=0,67); idade (p=0,91); fração de ejeção (p=0,06) e relativa preservação da funcionalidade (PPS>50%) (p= 0,16). O grupo Necpal + apresentou relato mais expressivo de sintomas: sonolência (p=0,04), náusea (p=0,02) e apetite (p=0,10). Considerações finais: Na amostra estudada houve indicação expressiva de necessidades paliativas e na comparação dos grupos estudados houve semelhança nas características demográficas e funcionalidade, com maior sintomatologia naqueles com indicação de necessidades paliativas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. AMBROSY, A. P. et al. The global health and economic burden of hospitalizations for heart failure: lessons learned from hospitalized heart failure registries. J Am Coll Cardiol, 2014; 63(12): 1123-1133.
2. ANDERSON, F. et al. Palliative Performance Scale (PPS): A New Tool. J Palliat Care, 1996; 12(1): 5-11.
3. ANDREAE, C. et al. Changes in Appetite During the Heart Failure Trajectory and Association With Fatigue, Depressive Symptoms, and Quality of Life. J Cardiovasc Nurs, v. 36, n. 6, p. 539-545, 2021.
4. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. O que são Cuidados Paliativos? 2009. Disponível em: . Acesso em: 9 dezembro . 2023.
5. AZEVEDO, D. et al. Vamos falar de Cuidados Paliativos. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2015. 24 p.