Author:
Dos Santos Marcileni,Mason Ana Paula Uliana,Spanhol Fernando José,Dos Santos Luciane da Rosa,Da Rosa Daiane de Medeiros Domingos,Da Rosa Josimara Rodrigues,Rodrigues Thiago de Deus
Abstract
O processo de conhecer está conectado ao fazer pedagógico no ambiente escolar e ao processo de ensino e de aprendizagem, por isso, o tema deste trabalho é a utilização das metodologias ativas na educação básica a partir de Maturana. Com ênfase no tema apresentado, especificou-se o objetivo do trabalho: analisar a importância das metodologias ativas no ambiente escolar como forma de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar o objetivo, aplicou-se um instrumento de pesquisa por meio do Google forms aos professores de sete escolas do extremo sul catarinense e do litoral norte gaúcho, desses vinte e um retornaram para formar a base da presente pesquisa. Quanto à metodologia, este artigo apresenta um estudo qualitativo no qual delimita-se a pesquisa aplicada sob a ótica de um estudo de caso, com base nos aspectos exploratório e bibliográfico. Pode-se constatar que a maioria dos professores conhecem as metodologias ativas e de alguma maneira utilizam-nas ou já as utilizaram. No entanto, é preciso abrir mais espaços de discussão e formação nas instituições para que tais metodologias aconteçam de forma mais efetiva.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em 15 de maio de 2021.
2. FERRARINE, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão. 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=563965406010. Acesso em 01 de junho de 2021.
3. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
4. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa, tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 10 de junho de 2021.
5. HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Digital Cuture and education, cultural studies and challenges of the current times. Revista Ibero-americana de Estudos em educação, 2017. Disponível em: https://www-webofscience.ez46.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/full-record/WOS:000410643200013. Acesso em: 10 de junho de 2021.