Author:
Da Silva Danielle Castro,Baima Girlene Miranda,Salazar Karine de Araujo,Cavalcante Luciana Rocha,Costa Luiz Máximo Lima,Coimbra Viviane Lima,Da Silva Walesca Ferreira
Abstract
O presente artigo traz uma reflexão acerca das possibilidades e desafios vivenciados por professores da Educação Básica, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), provocado pela pandemia de Covid-19 e mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O estudo de natureza bibliográfica e descritiva embasa-se em autores que discutem sobre TDIC e formação docente. Para isso, buscou-se como referencial teórico artigos e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), além de livros que abordassem essa temática. Fez-se também um apanhado histórico a respeito da formação continuada e da inclusão das ferramentas digitais na educação. Este artigo busca ainda colaborar trazendo como sugestão uma lista com algumas ferramentas que podem ser usadas como instrumentos para auxiliar tanto no processo de formação continuada como no ensino diário, em sala de aula com os alunos, principalmente da rede pública de ensino, que é a área de atuação dos autores deste estudo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ALARCÃO, I et TAVARES, J. Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milênio. In: ALARCÃO, I(org.). Escola reflexiva e nova realidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
2. ALMEIDA, M. E. B. de et SILVA, K. A. de G. e. Formação de professores a distância e práticas por meio de ambientes on-line. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 129-148. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00129.pdf . Acesso em: 18. abr. 2021.
3. BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
4. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
5. COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender.1 ed. São Paulo: Parábola Editorial,2016.