INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E A PRESTAÇÃO DE CONTAS AO CONSELHO DE SAÚDE: O CASO DE TERESINA-PI

Author:

Fontes Francisco Lucas de Lima,Menezes Monique,Silva Jaira dos Santos,Bezerra Alexsandra Maria Ferreira de Araujo,Bezerra Kelven Rubson Soares,Da Silva Denise Sabrina Nunes,Da Silva Hildamar Nepomuceno,Nascimento Layana Maria Melo

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar o caso de Teresina-PI quanto aos instrumentos de planejamento e a prestação de contas ao Conselho de Saúde. Para tal realizou-se um estudo de cunho descritivo e exploratório com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que englobou o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Teresina, capital do estado do Piauí. As técnicas qualitativas empregadas incluíram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas em profundidade. O estudo foi conduzido em conformidade com os preceitos éticos para pesquisas com seres humanos, obtendo Parecer de Aprovação Nº 4.380.288. Os achados destacaram a dinâmica do processo de avaliação de instrumentos de planejamento em saúde, como o Plano Municipal de Saúde e o Relatório de Gestão. A observação do fluxo desses dispositivos desde o encaminhamento pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina até a apresentação ao pleno do Conselho ilustrou o papel crítico da Comissão de Projetos e Finanças nesse processo. Uma das principais conclusões deste estudo foi a necessidade de sessões extraordinárias para abordar pautas complexas, especialmente documentos relacionados às prestações de contas e balancetes contábeis. Esse aspecto ressalta o compromisso de uma abordagem detalhada e minuciosa nas discussões relacionadas aos aspectos financeiros pelo Conselho estudado.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference20 articles.

1. BLUMM, M. H. N. et al. Manual de gestão de processos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília: Subsecretaria de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle, 2014.

2. BORGES, T. J. G.; GONÇALVES, R. S.; GONÇALVES, A. O. Atribuições de conselheiros de saúde no Brasil e informações dos relatórios de prestação de contas. Espacios Públicos, v. 21, n. 52, p 25-43, 2018.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS): uma construção coletiva - trajetória e orientações de operacionalização. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

4. CARVALHO, E. M. R. Usos e “desusos” do planejamento: uma análise sobre planos municipais de saúde. 2014. 47f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva), Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

5. CHAI, C. G.; PEREIRA, I. P. Planejamento em saúde: marcos metodológicos, limites e possibilidades. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, v. 17, n. 2, p. 527-550, 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3