A ESCOLA DAS MUITAS EXCLUSÕES: COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DE DESIGUALDADES

Author:

Monteiro Bianca Resende

Abstract

O sistema escolar pode ser entendido como uma importante forma de socialização de saberes morais, assim como de propagação de ideologias. Dessa forma, ele possui duas possíveis atuações: combater ou perpetuar desigualdades presentes na sociedade. Ao analisar as contribuições da escola para a manutenção de desigualdades, percebem-se três formas a partir das quais ela pode ser considerada importante para a perpetuação de exclusões. A primeira forma é caracterizada por um processo de invisibilização de grupos e situações, o que contribui para um desconhecimento que acarreta na sustentação de conceitos errôneos pré-formados. A segunda diz respeito a situações que favorecem a perpetuação dentro do ambiente escolar, sendo essas a desvalorização de diferenças e a tentativa de homogeneização dos alunos. Já a terceira se refere à forma como a educação não é democratizada e, por isso, não necessariamente o direito à educação é garantido para todos, o que impede a superação de desigualdades, sendo então mais um fator perpetuador. O objetivo deste artigo, então, é analisar, com base em pesquisas bibliográficas, as três formas de perpetuação de desigualdades a partir do pressuposto de que a escola é um espaço de muitas exclusões. Deve-se, por fim, ter em mente que assim como a escola é essencial para que diversas desigualdades sejam mantidas, ela é igualmente fundamental para que essas possam ser superadas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference24 articles.

1. ALENCAR, C. GENTILI, P. Educar na esperança em tempos de desencanto. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

2. ANJOS, R. Cartografia da diáspora África-Brasil. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 261-274, out. 2011.

3. BONAMINO, Alicia et al. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 487-499, dez. 2010.

4. BOURDIEU, Pierre. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos da Educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 72-79.

5. BOURDIEU. Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos da Educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 65-69.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3