Author:
Dos Santos Fabricio Pereira,Raimundo Ronney Jorge de Souza,Sousa Bruna da Silva
Abstract
O futsal trata-se de uma importante modalidade esportiva no contexto atual. A sua prática se popularizou em todo o mundo devido uma menor exigência de espaço. Apesar de ser amplamente praticado, os jogadores de futsal estão expostos ao risco de lesão em diferentes áreas. Partindo desta perspectiva, esta pesquisa busca analisar a abordagem do fisioterapeuta neste processo. Objetivos: Evidenciar as estratégias empregadas pelo fisioterapeuta na abordagem de lesões de atletas do futsal. Metodologia de pesquisa: Revisão de literatura por meio da seleção de artigos científicos e publicação dos últimos quatro anos. Resultados: A fisioterapia atua desde a avaliação inicial até a abordagem da reabilitação dos jogadores de futsal. Considerações Finais: O fisioterapeuta trata-se de um importante profissional no desenvolvimento de ações preventivas e curativas dentro da prática esportiva do futsal.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. ENJIU, L. M. et al. Fatores de risco para Lesões no Atletismo de alta performance. Revista Científica De Saúde. 2022. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/higeia/article/view/1436. Acesso em: 01 out. 2023.
2. NEVES, V; ROSA. Incidência de Lesões em Jogadores de Futebol: Um estudo de Coorte Prospectivo. Epidemiologia, Porto Alegre, vol.27, N°2, P.191 (189 A 193), ABRIL, 2021.
3. OLIVEIRA, R. S. DE . et al. Descrição de 18 semanas de treinamento integrado sobre a velocidade de deslocamento em atletas brasileiros de futsal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 308–313, jul. 2019.
4. PIRES, F. S. et al. Tratamento Cinesioterapeutico para redução da dor e melhora da função em atletas saltadores com tendinopatia patelar: Revisão de Literatura. Research, Society And Development, 2022.
5. RICCI, C. S.; OLIVEIRA, F. V. C. DE .; MARQUES, R. F. R. O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e237054, 2022.