Author:
Pinotti Renan Minarini,Silva Douglas Roberto Guimarães,Pereira Larissa Mirelle de Oliveira,Oliveira Pedro Henrique Corrêa,Silva Daniel Rodrigues
Abstract
Compreender as principais informações sobre a hipertensão pulmonar conforme a literatura científica recente. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com base na abordagem e estudo bibliográfico. O principal resultado do estudo é a classificação da hipertensão pulmonar em cinco grupos com base na causa subjacente, com ênfase na HAP idiopática como a forma mais comum. O diagnóstico envolve testes como o cateterismo cardíaco direito, e o tratamento visa tratar a condição primária, podendo incluir o uso de bloqueadores de canais de cálcio e outras opções terapêuticas específicas para cada grupo. É possível garantir melhorias quanto à morbidade e mortabilidade quando houver diagnóstico e intervenção precoce. Observou-se que não há como diminuir com precisão a prevalência dessa condição, mas estimasse que pesquisas sobre o tema poderão garantir o aumento de sobrevida no futuro e compreensão mais clara sobre os processos de doença, criando-se possibilidades de potenciais tratamentos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. BARBERATO, S. H. et al. Posicionamento sobre Indicações da Ecocardiografia em Adultos-2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [S.l.], v. 113, p. 135-181, 2019.
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
3. BARRETO, S. S. M.; GAZZANA, M. B. Hipertensão pulmonar: relato de seis casos e atualização do tema. Jornal de Pneumologia, [S.l.], 2020;26:321-336.
4. BOMBIG, M. T. N.; PÓVOA, F. F.; PÓVOA, R. Hipertensão arterial e doença arterial periférica. Rev Bras Hipertens., [S.l.], 2020;27(4);122-9.
5. BRITO, K. H. et al. Diagnóstico de esclerose sistêmica em pacientes com hipertensão pulmonar inicialmente considerada idiopática. Arch. Health Sci., [S.l.], p. 76-79, 2019.