Author:
Dias Paulo Roberto Leandro,Santana Ana Isabel de Carvalho,Tapanes Neyda de la Caridad Om,De Andrade Nathália Vasconcellos,Pinto Wilma Clemente de Lima
Abstract
Um dos principais desafios do processo de galvanização a fogo é a redução no consumo de zinco, principal matéria prima e de maior custo de aquisição. No tratamento químico de superfície temos no fluxante uma fonte de contribuição desse consumo, devido ao acúmulo de íons ferro na fase líquida e a geração de lodo, influenciando na qualidade final do produto e no consumo de zinco. Esta pesquisa oferece evidências e demonstra a viabilidade de uma nova filosofia de processo, a abordagem proposta tem como fundamento a introdução de uma nova formulação, baseada nos princípios das camadas de conversão, boretação, e passivação anódica, em substituição à fluxagem. Para tanto a análise multivariada objetiva identificar e demonstrar correlações entre variáveis, auxiliando na otimização do processo e predição de seu desempenho. A aplicação da analise estatisitica através da ANOVA e a Meotodologis de superfície de resposta foi aplicada, considerando como fatores o tempo de imersão na cuba com zinco fundido (T), a espessura do aço (E) e diâmetro externo do material (D). Um modelo de regressão quadrático foi desenvolvido para determinar a diferença da Gramatura em % utilizando o método padrão e o método proposto; os resultados obtidos demonstram um bom ajuste e o cumprimento dos requeisos de normalidade, independenia e homoscedasticidade dos resíduos. Os fatores de maior significacnia para a diferença de gramatura forma D e T, assim como a interação ET e o termo quadrático E2. A diferença na gramatura demonstra que o método pode reduzir de forma significativa o consumo do zinco presente na camada galvanizada, sugerindo que a taxa de formação do dross inferior também pode ser reduzida. Conclui-se que, os resultados sugerem que a formulação desenvolvida apresenta características adequadas para substituir a fluxagem.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. AMERICAN GALVANIZERS ASSOCIATION. 2019. What is Galvanizing?. https://galvanizeit.org/hot-dip-galvanizing/what-is-galvanizing.
2. BOONYONGMANFERAT, Y, SAENGKIETTIYUT, K., RATTANAWALEEDIROJIN, P., CHARTTANONG A., WANICHSAMPAN, J. SAENAPITAK, S., 2010. Effect of NiC12-Based Fluxes on Interfacial Layer. Formation of Hot Dip Galvanized Steels. Journal of Iron and Steel Research, International, Vol. 17, p. 74 - 78.
3. BONDAREVA, O.S. e MELNIKOV, A.A. 2016. Effect of the silicon content in steel on the hot-dip zinc coating microstructure formation. Materials and Technologies of New Generations in Modern Materials Science. s.l. : IOP Publishing Ltd,. p. 08.
4. CALADO, V. E MONTGOMERY, D. 2003. Planejamento de Experimentos usando o Statistica. E-PAPERS, p.260.
5. CAMPANHER, C. G.. 2009. OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL EM PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO DE ARAMES DE CAMADA PESADA. 2009.p.111 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Porto Alegre - Dissertação Mestrado Profissional. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. RS.