Author:
De Araujo Nicolas Luzeiro,Lopes Graciana de Sousa
Abstract
OBJETIVO: As problemáticas relacionados à terapia intensiva, com foco a segurança do paciente e as boas práticas de enfermegem que promovam a segurança do paciente na unidade de terapia intensiva. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo Revisão Narrativa da Literatura, quando comparada à revisão sistemática, tende a ser mais aberta em relação ao tópico, geralmente não parte de uma pergunta de pesquisa específica bem definida e não requer um protocolo estrito para sua realização. A busca foi realizada nas bases de dados nas bibliotecas virtuais de pesquisa: SCIELO, LILACS, por meio da junção de três descritores cruzados com operador booleano “AND”: “UTI” AND “Segurança do paciente” AND “Enfermagem” AND “Infecção”. RESULTADOS: O estudo identificou sete problemáticas que acomete mais a UTI por se tratar de um local crítico, para minimizar as problemáticas a boa prática da equipe de enfermagem é fundamental onde possibilita diminuir qualquer dano ao paciente. CONCLUSÃO: A segurança do paciente se trata de um problema mundialmente, por existir barreiras que interferem diretamente no cuidado do paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference71 articles.
1. AHRQ. Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). Promoting Patient Safety. Rockville: AHRQ; 2020. Available from: https://psnet.ahrq.gov/9Artigo em português | LILACS, BDENF — Enfermagem | ID: biblio-1396999
2. ALBRICH WC, Angstwurm M, Bader L, Gartner R. Drug resistance in intensive care units. Infection. 1999;27: S19-23.
3. ASSIS, S. F et al. Adverse events in critically ill patients: a cross-sectional study. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, n. Rev. esc. enferm. USP, 2022, 56, 2022.
4. BATISTA, R.E.A. Legislação e Criação de um Programa de prevenção e Controle de Infecção Hospitalar (IRAS). São Paulo, 2004.
5. BOTELHO LLR, Cunha CCA, Macedo M. The integrative review method in organizational studies. Gestão e Sociedade, 2011; 5(11): 121 – 36.