Author:
Fernandes Elizomar Torres,Nepomuceno Fernanda Karlen Cristo,Soares Ketlen Christiny de Oliveira,Reis Luana Grasielly Soares da Silva,De Lima Orlando Junior Araújo,Figueiredo Silvana Nunes,Coêlho Prisca Dara Lunieres Pêgas,Dos Santos Enock Barroso
Abstract
Objetivo: Descrever a relação entre dependência química e transtornos mentais em pacientes usuários do CAPS-ad e o papel da instituição nos cuidados com esses pacientes. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), onde foram utilizadas as bases de dados LILACS, BDENF. Foram inseridos os estudos publicados nos últimos 10 anos, em Português e Inglês, disponíveis na íntegra em texto completo e que possuía relação com a temática abordada. Resultados: Após a aplicação dos filtros, o total de artigos encontrados foi 140 e selecionados 20. Dentre as individualidades dos participantes em tratamento nos CAPS foram relevantes os comportamentos, transtornos adquiridos, perfil sociodemográficos dos participantes. Considerações Finais: Dentre as substâncias apresentadas como, cocaína, crack, maconha e álcool, são entorpecentes que resultam em doenças mentais, que necessita empenho do usuário, família e equipe multidisciplinar para o tratamento eficaz e eficiente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference31 articles.
1. ANDRADE, Aline Teles De et al. Aspectos sociodemográficos dos usuários de crack assistidos pela rede de atenção psicossocial 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v12n1/pt_06.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. 2011. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
3. BARBOSA, V.R.A., & Engstrom, E. M. (2023). Vivências e sentidos do uso prejudicial de álcool e outras drogas: a ótica de usuários da rede de atenção psicossocial. https://doi.org/10.1590/scielopreprints.522.
4. BOSKA, G.A, Cesário, L., Claro, H. G., Oliveira, M. A. F. de Domânico, A., & Fernandes, I. F. de A. L. (2018). Vulnerabilidade para o comportamento sexual de risco em usuários de álcool e outras drogas. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português). https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p189-195.
5. Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas. https://cetadobserva.ufba.br/pt-br/categorias-atendimento/centros-de-atencao-psicossocial. Acesso em 04/11/2023.