Author:
De Araújo Aline Mendonça,Rodrigues Lorenna Myllena Dionizio,Lopes Graciana de Souza,Alves Antônio Alfredo de Araújo,De Assis Janderson Igor Sá,Batista Marcos Fernando de Castro
Abstract
Objetivo: Identificar a importância do enfermeiro no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica, bem como discutir acerca da segurança do paciente. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico, que utiliza como técnica a Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada dentro das bases de dados dentro da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): SCIELO e LILACS, por meio da junção de três descritores: “Cirurgia Bariátrica”, “Pós-operatório”, "Segurança do Paciente”. Resultados: Referente aos achados, em grande maioria os artigos que foram selecionados descreveram acerca das questões associadas ao pré e pós cirúrgico, os quais envolvem a aplicação e manejo do protocolo de cirurgia segura, bem como do estabelecimento de capacitações por parte dos profissionais, principalmente do setor de enfermagem que se destacam como protagonistas na assistência prestada aos pacientes, devendo garantir aptidão para a resolução e identificação prévia de possíveis complicações que possam vir a surgir, principalmente relacionada a questões mentais, sendo este uma fator decisivo para o processo de recuperação. Conclusão: Desse modo, evidenciou-se que os cuidados da equipe da enfermagem devem ser primordiais, visto que, apesar de nem todos os casos serem considerados de alta complexidade, deve ser pontuado que os pacientes estão sujeitos a uma variedade de riscos, principalmente ao que se refere a complicações no pós cirúrgico, as quais devem ser diagnosticadas ou prevenidas de forma precoce principalmente nas primeiras 24 horas, seguindo de acordo com o protocolo de cirurgia segura caracterizado por determinar os critérios a serem implantados, a fim de diminuir a ocorrência de eventos adversos, bem como, índice de mortalidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ABESO - Associação brasileira para o estudo da obesidade e síndrome metabólica. Mapa da Obesidade; 2019. Disponível em: https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/#:~:text=Em%202025%2C%20a%20estimativa%20%C3%A9,20%2C3%25%20em%202019. Acesso em: 11 de set de 2022.
2. ALVES et al. Ceirugia Bariátrica: atuação do enfermeiro na qualidade de vida pós-cirurgia. Research, Society and Development, v.11, n.3, 2022.
3. AVELAR, AFM, et al. 10 Passos para a Segurança do Paciente. REBRAENSP, 2010.
4. BRASIL. Ministério da saúde. Biblioteca Virtual em saúde. Cirurgia Bariátrica. [S. l.], 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/cirurgia-bariatica/#:~:text=A%20cirurgia%20bari%C3%A1trica%20%C3%A9%20um,um%20n%C3%BAmero%20exagerado%20de%20calorias. Acesso em: 10 set. 2022.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em Saúde. Departamento De Vigilância se Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção Da Saúde. Vigitel Brasil 2021: Estimativas sobre Frequência e Distribuição Sociodemográfica de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas nas Capitais dos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal Em 2021. Brasília: Ministério de Saúde, 2022.131 p.