Author:
Rebelo Bruna Karen Lima,De Barros Nayara Larissa Mota
Abstract
Este trabalho tem como objeto de investigação a contribuição da arteterapia no tratamento do adulto com o transtorno do espectro da esquizofrenia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e de abordagem qualitativa sendo desenvolvida a partir de artigos referente à pesquisa. Tendo como objetivo geral, discutir a prática da arteterapia no tratamento de esquizofrenia em adultos. Os resultados encontrados são os métodos que podem ser utilizados com o paciente, como pintura e desenho, musicoterapia, artesanato que possuem similaridades no aspecto de que todos eles referem-se o contexto da arteterapia no tratamento do transtorno do espectro da esquizofrenia em adultos. A um ponto de vista, a arte pode ajudar as pessoas que tenham o transtorno e a sociedade a compreenderem melhor sobre, e assim, respeitarem e acolherem, não a julgar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. AMATO, P. O olhar da esquizofrenia na arte. São Paulo, 2020.
2. AMORIM, L. Avaliação de Funcionalidade em Pacientes com Esquizofrenia. 2018. 142f. Dissertação (Pós-Graduação em Psicologia) - Curso de Pós-graduação em Psicologia – Universidade Federal do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
3. APA, AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
4. APARÍCIO, D. S. Arteterapia na esquizofrenia um estudo de caso. A saúde mental em discussão. Ed. Possion. vol.1, 167-180. Belo Horizonte, 2021.
5. ARAÚJO, M. L. et al. O uso da musicoterapia como alternativa na melhora da qualidade de vida de pacientes com transtornos mentais. Europub Jornal of Health Research, v.3, n.4, p. 541-548. Portugal, 2022.