Author:
Martins Juliano Fábio,Mendes Paulo Cézar
Abstract
A Doença de Chagas é uma patologia infecciosa, que após a contaminação do organismo humano pelo Tryipanosoma cruzi, pode ser retransmitida, especialmente, via transmissão oral, transplacentária, por transplante de órgãos, uso de drogas intravenosas e transfusão sanguínea. Nesse grupo, destacam-se os doadores de sangue, que baseado nas ações de prevenção em saúde voltadas ao controle da propagação da doença, passam por uma triagem qualificada para que não ocorra a transmissão naquele que irá receber a doação. Nesse contexto, este estudo busca analisar as produções científicas referentes às evidências sobre a Infecção por Doença de Chagas em doadores de sangue. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva, exploratória e qualitativa. A busca pelos artigos foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), e nas bibliotecas virtuais Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão da pesquisa foram: artigos completos, gratuitos, publicados entre 2013 e 2023, reunindo 10 artigos sobre o tema. Utilizou-se a estatística descritiva e exposição em dois quadros para a melhor apreciação. Durante a análise, os artigos dos anos de 2014 e 2021 foram prevalentes, e, percebeu-se que em todas as regiões do Brasil que foram estudadas, o sexo masculino foi predominante. Os estudos evidenciam, que mesmo diante de ações de saúde preventivas, vários são os fatores que propiciam a persistência do risco de transmissão transfusional da Doença de Chagas. Conclui-se ainda, por meio das análises, que no Brasil, a hemovigilância, o conjunto de ações primordiais que resultam na prevenção e na promoção de pessoas que irão doar e receber hemoderivados, consolidou-se como uma estratégia fundamental no monitoramento e no controle da doença.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ARAUJO, N. M. F. Genoma de Rhodnius prolixus: predição gênica, conciliação com versões anteriores e disponibilização em navegador web. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Computacional e Sistemas) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.
2. BRITO, S.P.S.B. et al. Hospitalizações por doenças tropicais negligenciadas no Piauí, Nordeste do Brasil: custos, tendências temporais e padrões espaciais, 2001-2018. Cad. Saúde Pública. 38 (8) 23. 2022.
3. COGO, Juliana Pivetta et al. Perfil epidemiológico de doadores de sangue soropositivos para Doença de Chagas na Região Sul. Saúde (Santa Maria), p. 125-132, 2014.
4. COSTA, Alanna Carla da et al. Prevalência da Infecção pelo Trypanosoma cruzi em Doadores de Sangue. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 115, p. 1082-1091, 2021.
5. COSTA, M. et al. Doença de Chagas: Uma revisão bibliográfica. Rev. Eletrônica da Faculdade de Ceres. v.2 n.1. 2013.