Author:
Lima Thamires Fernandes,Do Carmo Maria Eduarda Mariano,Lopes Graciana de Sousa
Abstract
Objetivo: Entender como o excesso de trabalho está relacionado ao esgotamento laboral e como isso pode afetar a qualidade dos serviços prestados. Metodologia: A metodologia utilizada para a realização do projeto foi de Revisão Integrativa, acerca de pesquisas, artigos, documentos e estudos de casos nas quais discorrem sobre o tema abordado, utilizando algumas bases de dados como LILACS, BDENF e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). Resultados e Discussão: A equipe de Enfermagem realiza longas jornadas de trabalho ou jornadas duplas, no qual interfere no processo de adoecimento psíquico e na qualidade dos serviços prestados. Uma carga de trabalho mais alta entre essa classe contribui para Burnout e estresse. Considerações Finais: Conclui-se a partir desse estudo que o esgotamento profissional associado com o excesso de trabalho e outras variáveis como, por exemplo, o fator estresse e outras causas envolvidas podem trazer prejuízos para a vida pessoal e profissional do trabalhador, afetando assim as organizações e gerando sérios riscos à segurança do paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. BRANCO, F.M.F.C. et al. Síndrome de burnout entre trabalhadores de uma universidade na fronteira franco brasileira. Rev Fun Care Online, v.12, p. 393-399, 2020. Acesso em: 23 de agosto 2023.
2. HIRSCHLE, Ana Lucia Teixeira; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Estresse e bem-estar no trabalho: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 7, p. 2721-2736, 2020. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
3. BATISTA, Luciana Sabadin; TAKASHI, Magali Hiromi. Os principais fatores causadores de Estresse em profissionais de enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, n. 1, p. 156-162, 2020. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
4. VIDOTTI, Viviane et al. Síndrome de Burnout e trabalho por turnos na equipe de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, 2018. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
5. DA SILVA, Kathelen J. Fernandes et al. FATORES DESENCADEANTES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM ATUANTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, p. 38-38, 2021. Acesso em: 24 de agosto de 2023.