Author:
Rodrigues Wesley Carvalho,Pereira Ana Beatriz Aparecida Alves,Lopes Graciana de Sousa
Abstract
Objetivo: descrever os fatores que influenciam no cuidado prestado ao paciente no ambiente domiciliar. Metodologia: a pesquisa trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, onde o estudo foi desenvolvido durante o 1º semestre de 2021 do curso de enfermagem, o trabalho de pesquisa em questão, se trata de um relato de experiência sobres os fatores e os impactos que influenciam nos cuidados prestados ao paciente com Alzheimer no ambiente domiciliar. Resultados: a experiência discutida em questão, obteve um resultado significativo perante aos cuidados prestados ao paciente com DA, fazendo com que o mesmo desfrutasse de uma vida mais confortável e com longevidade devido aos bons cuidados, posto isto, os resultados não mostraram uma regressão da doença, porém trouxe uma melhoria na qualidade de vida do paciente, e com isso foram feitas várias discussões em família, entre seus filhos e netos, para que houvesse o melhor acompanhamento e cuidado onde o mesmo se sentisse confortável, acolhido no ambiente familiar e colaborativo perante as ações propostas. Conclusão: este estudo permitiu compreender as potencialidades, fragilidades e estratégias dos familiares/cuidadores de idosos com DA, destacando-se a integração familiar da doença como potencial; vulnerabilidades, alterações de humor e comportamentais em idosos com DA; dificuldade no autocuidado; falta de conhecimento e aceitação da doença do alzheimer e esquecimento das pessoas, coisas e lugares, portanto, entende-se que os cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer, em sua maioria familiares, sofrem severamente devido à falta de conhecimento sistemático e à falta de apoio para o cuidado, gerando impacto na sua vida pessoal, familiar, financeira e social.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference64 articles.
1. ALLEGRI, R. F. (2020). Mudar de demências neurodeg enerativas para proteinopatias cognitivas, substituindo “onde” por “o quê”. Dement. Neuropsicol, 14(3), 237 - 242. DOI: https://doi.org/10.1590/1980- 57642020dn14-030005. Disponível em:.
2. ARAUJO, C. E. P.; Tascarollo, I. L.; & Antonio, M.A (2019). Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Paraná: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.308200405. Disponível em:
3. . Acesso em: 12 nov. 2023.
4. BARBOSA, S. C. et al. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE ALZHEIMER. Multidebates, v. 5, n. 2, p. 112-120,
5. abril,2021. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2023.