Author:
De Castro Samilly Malcher,Lopes Graciana de Sousa
Abstract
Objetivo: Descrever as complicações e sintomatologias clínicas da Doença Trofoblástica Gestacional. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, que utiliza como técnica a Revisão Narrativa de Literatura. A busca foi realizada dentro da base de dados dentro da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): MEDLINE e LILACS, por meio da junção de três DeCS, cruzados com operador booleano ‘’AND’’: “Hidatiforme”, AND ‘’Complicações”, AND “Trofoblástica”. Resultados: É possível observar diversas complicações e sintomas comuns na Gravidez Molar, se o diagnóstico for feito no início da doença é possível reverter o quadro antes que vire uma neoplasia. Desta forma, é de suma importância identificar as sintomatologias que geralmente são confundidas com um aborto espontâneo ou retido. Conclusão: Muitas mulheres só descobrem sobre a doença quando procuram saber sobre seu estado de gravidez, pois como nas demais gestações, a DTG também apresenta náuseas, atraso menstrual, vômito e presença do hCg.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference48 articles.
1. ANDRADE, Moreira de. Mola Hidatiforme e doença trofoblástica gestacional; 2009.
2. ARRIAGADA, Rodrigo; NOVOA, Romina; URRUTIA, Paulina; Mola hidatidiforme completa con preeclampsia e hipertiroidismo: presentación clásica; 2017.
3. BARROS, Myrlla Nohanna Campos; MORAES, Taynara Logrado de; Saúde da Mulher na Gravidez: Uma Revisão Bibliográfica; 2020.
4. BELFORT, Paulo; BAPTISTA, Angela Maria; A história da neoplasia trafoblástica no Brasil.
5. BELFORT, Paulo; BRAGA, Antonio. Mudanças na apresentação clínica da gravidez molar. 2004.