Author:
Dos Santos Anne Beatriz Ribeiro,Do Nascimento Adadjha Katrina Batista,Lopes Graciana de Sousa
Abstract
Objetivo: relatar como o uso de inovações tecnológicas, como a laserterapia, pode auxiliar no processo de tratamento de feridas relacionadas a neuropatia diabética, além de verificar evidências quanto ao benefício da laserterapia no tratamento de feridas, compreendendo como a neuropatia diabética sub tratada pode levar a ulcerações e amputações. Metodologia: Uma revisão integrada da literatura é um dos métodos de pesquisa usados no EBP para incorporar evidências na prática clínica, e é baseado em conhecimento científico com resultados de alta qualidade e custo-efetividade. Resultados: O uso da laserterapia auxilia no processo de cicatrização da ferida, principalmente se combinada a terapia convencional, reduzindo o tempo de tratamento do paciente, além de melhora significativa na integridade da pele. Conclusão: É uma proposta terapêutica de alta eficiência, cabendo ao enfermeiro se especializar para o benefício do seu paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. ANDRADE FSSD, Clark RMO, Ferreira ML. Efeitos da laserterapia de baixa potência na cicatrização de feridas cutâneas. Rev Col Bras Cir. [periódico na Internet] 2014;41(2). Disponível em URL: http:// www.scielo.br/rcbc
2. ARRIGOTTI, T. et al. Rastreamento de risco de ulceração nos pés em participantes de campanhas de prevenção e detecção do diabetes mellitus. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, n. Acta paul. enferm, 2022 35, p. eAPE 02867, 2022.
3. BASTOS LLS, et al. Efeito da laserterapia na cicatrização de úlcera sacral de decúbito. Biol. e saúde, campos dos Goytacazes, 2017; 18(5):56-57.
4. BATISTA, A. F. Silva, M. E. Nóbrega, V. M., Fernandes, L. T., Collet, N. (2021). Adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e o processo de construção da autonomia para o autocuidado. Revista de Enfermagem Referência, 5(8), e 2013. https://doi.org/10.12707/RV20213.
5. BAVARESCO, T.; LUCENA, A. DE F. Low-laser light therapy in venous ulcer healing: a randomized clinical trial. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 3, p. e20210396, 2022.