O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT) COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Author:

Morais Andeson Carlos Santos

Abstract

O desenvolvimento socioemocional dos estudantes é um componente crucial da educação holística. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é uma estratégia pedagógica que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, contribuindo para sua formação integral. O PPDT é um programa educacional que visa promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento pessoal e social dos alunos. O projeto envolve a designação de um professor como diretor de turma, responsável por acompanhar o desenvolvimento acadêmico, social e emocional de um grupo específico de estudantes. Este artigo examina a importância do PPDT como uma ferramenta eficaz para o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, destacando as vantagens e os desafios enfrentados em sua implementação. Para embasar a análise, são apresentadas citações e referências de estudos relevantes na área de educação e desenvolvimento socioemocional.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference10 articles.

1. ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: [MEC], 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15891- habilidades-socioemocionais-produto-1-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 set. 2023.

2. CEARÁ. Secretaria de Educação. Chamada pública para adesão ao projeto diretor de turma. Fortaleza: Seduc-CE, 2010. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2010/01/diretordeturma.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

3. CEARÁ. Manual das orientações das ações do Professor Diretor de Turma. Fortaleza: Seduc-CE, 2014a. Disponível em: https://doceru.com/doc/85en1sc. Acesso em: 30 set. 2023.

4. DIAS, Francisco Auricélio Rodrigues. O projeto professor diretor de turma na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família: o caso da EEM João Alves Moreira, em Aracoiaba-CE. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Faculdade de Educação/CAEd, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/10/FRANCISCOAURICELIO-RODRIGUES-DIAS.pdf/. Acesso em: 25 jun. 2023.

5. MATOS, Mônica Mota de. O Projeto Professor Diretor de Turma na Perspectiva da Formação para a Cidadania na Escola Dona Hilza Diogo de Oliveira – Assunção, PY, 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado) – Universidad Interamericana. Disponível em: https://apeoc.org.br/wp-content/uploads/2017/04/dissertacao-monica-de-matos-1.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3