Abstract
A espiritualidade no local de trabalho é um fenômeno crescente, mas existe um problema de pesquisa porque muitos líderes organizacionais não entendem completamente como a espiritualidade no local de trabalho pode ser usada para melhorar o envolvimento dos funcionários, e não existem diretrizes claras no local de trabalho para empregados e empregadores brasileiros, nem tampouco para os profissionais de Recursos Humanos (RH). O objetivo deste artigo foi examinar como as práticas de RH podem apoiar a espiritualidade no local de trabalho e melhorar o envolvimento dos funcionários. A questão da pesquisa focou em como os profissionais de RH praticam a liderança servidora para apoiar necessidades de espiritualidade internas e externas dos funcionários no local de trabalho e promover o envolvimento dos funcionários. Uma abordagem de amostragem em bola de neve foi usada para selecionar participantes que são profissionais de RH com 5 anos de experiência profissional. Um desenho qualitativo de estudo de casos múltiplos e métodos de análise indutivos geraram uma visão holística das experiências de espiritualidade no local de trabalho dos profissionais de RH. O processo de análise dos dados utilizou entrevistas semiestruturadas e os resultados indicaram que a espiritualidade no local de trabalho apoia as necessidades espirituais internas e externas dos funcionários e promove o envolvimento dos funcionários. Quando as organizações se preocupam com o bem-estar espiritual dos funcionários, estes tornam-se mais comprometidos e produtivos. Participantes indicados que a espiritualidade no local de trabalho beneficia todas as partes interessadas, incluindo os funcionários iniciantes, a alta administração, os acionistas e os membros da comunidade. O estudo contribuiu para uma mudança social positiva, destacando a ligação entre a espiritualidade no local de trabalho e o envolvimento dos funcionários e ilustrando como os profissionais de RH podem usar a espiritualidade no local de trabalho para beneficiar organizações e funcionários, especialmente em tempos de crise ou mudança.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference47 articles.
1. Afsar, B., Badir, Y., & Kiani, U. S. (2016). Linking spiritual leadership and employee pro-environmental behavior: The influence of workplace spirituality, intrinsic motivation, and environmental passion. Journal of Environmental Psychology, 45(2), 79-88.
2. Allen, S., Williams, P., & Allen, D. (2018). Human resource professionals’ competencies for pluralistic workplaces. The International Journal of Management Education, 16, 309-320.
3. Antino, M., Gil, F., Rodriguez-Muñoz, A., & Borzillo, S. (2014). Evaluating positive leadership: Pilot study on the psychometric properties of a reduced version of the positive leadership assessment scale. Revista de Psicologia Social, 29, 589-608.
4. Arora, N., & Bhagat, P. (2016). Workplace spirituality and employee engagement leading to organizational citizenship behaviour. International Journal of Education & Management Studies, 6, 395-398.
5. Banerjee, S. (2020). Corporate karma leadership is needed to be guided by true spirituality. Our Heritage, 68(51), 20-32.