FATORES DE RISCO PARA DEPRESSÃO RELACIONADOS AO TRABAHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Author:

Oliveira Josemary Soares

Abstract

O objeto de estudo são os fatores relacionados com o desenvolvimento da depressão em profissionais de enfermagem no cotidiano de suas atividades laborais. Os profissionais de enfermagem são afetados diretamente por conviver e trabalhar com doenças e os sentimentos nelas envolvidos, constituindo em um processo desgastante e estressante. São necessários   mecanismos de defesa para que a doença e o sofrimento do outro não interfiram na saúde psíquica e física do trabalhador. O objetivo desse estudo é analisar os fatores de risco para depressão em profissionais de enfermagem atuantes em unidade hospitalar, buscando identificar as alterações comportamentais e psicológicas desses profissionais ao vivenciarem constantemente situações de sofrimento e stress. O método utilizado foi a Revisão Integrativa. sendo a seleção dos artigos realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no site Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e no MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine). Os resultados apresentaram que a principal causa de absenteísmo entre profissionais de enfermagem foram os episódios depressivos, (F32), sendo esses afastamentos superiores a períodos de 30 dias. Dentre os fatores relacionados para o desenvolvimento de depressão nos profissionais de enfermagem encontram-se: complexidade dos agravos, exigência do cuidado eminente, procedimentos e técnicas e ambiente estressante, sendo esses fatores caracterizados por aglomerados de pacientes portadores de diversas enfermidades, piores condições de trabalho, com fragmentação e normatização na execução de técnicas, trabalho em turnos alternados, burocracias cada vez maiores, entre outros. Uma vez identificados os fatores de risco desencadeantes da depressão em profissionais de enfermagem, sugere-se que os gestores de unidades de saúde atentem para as necessidades dessa demanda, disponibilizando assistência psicológica adequada para prevenção e tratamento de episódios depressivos nesses profissionais e condições de trabalho que façam juz a manutenção e promoção da saúde laboral.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference20 articles.

1. BABA,V.; GALPERIN,B.L.;LITUCHY,T.R. Occupational mental health: a study of work-related depression among nurses in the Caribbean. International Journal of Nursing Studies, n.36p. 163-169,1999.

2. BARBOSA, D. et al. Enfermagem Baseada em Evidências. São Paulo: Atheneu, 2014. 131 p.

3. BARBOZA JIRA, MORAES EL, PEREIRA EA, REIMÃO RNAA. Avaliação do padrão de sono dos profissionais de Enfermagem dos plantões noturnos em Unidades de Terapia Intensiva. Einstein. 2008; 6(3): 296-301.

4. CASTRO, E. Terminologia, palavras-chave, descritores em saúde: qual a sua utilidade?

5. Jornal Brasileiro de Aids, São Paulo, v. 2, n. 1, p.51-61, jan - mar. 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2013.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3