Author:
Manuel Kuama Berline,Cruz Thayse Santos,Kouloukoui Daniel,Figueira Ana Manuela Kumolenhâ,Campos Lira Bernada Victorio,Nambi Júlia Tchitula,Dimoxi Anacleto João
Abstract
O presente estudo tem por objetivo apresentar e analisar o perfil das publicações científicas sobre o sistema de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC), disponibilizadas na base de dados de 185 periódicos classificados pela Capes como A1. Trata-se de um estudo quantitativo, e para o seu desenvolvimento realizou-se análise bibliométrica no período de 2003 e 2014. Foram encontrados 1092 trabalhos, e desses apenas 271 atendiam aos requisitos da pesquisa. Para o alcance dos objetivos da investigação inicialmente identificou-se a quantidade de trabalhos disponíveis nas bases de dados, o ano de publicação, os objetivos dos estudos bem como a metodologia utilizada pelos pesquisadores. Após esta analise, observou-se que tanto no âmbito acadêmico como empresarial o BSC é um tema bastante pesquisado, principalmente através de metodologias como, estudo de caso, base teórica e criação de modelo com predominância de trabalhos apresentados nos periódicos da Harvad Business Review com 66% dos trabalhos analisados. Verificou-se também predominância de trabalhos publicados por um autor com 17 trabalhos do autor Robert Kaplan. Quanto aos anos de publicações notou-se um número elevado de trabalhos no ano de 2008 com 14%, sendo que 2013 e 2014 foram os anos com menores números de trabalhos publicados, apenas 2,5% e 5.5%. Sendo assim, sugere-se que futuras pesquisas analisem a ênfase de produções cientificas sobre este tema nos periódicos classificados segundo triênio da capes desde A1 a B3, levantados estudos quer em periódicos nacionais como em internacionais para se proceder a um estudo comparativo, daquilo que se tem se produzido tanto fora como dentro do Brasil.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ALMEIDA, Veronica Eberle; COLAUTO, Romualdo Douglas; CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves. Balanced Scorecard: estudo bibliométrico da produção científica brasileira 2002-2012. Repositorio Institucional ALTEC.2013.
2. CATAPAN, Anderson et al. Balanced Scorecard: uma Análise Bibliométrica dos Anos de 2001 à 2011. RCA, p. 31, 2012.
3. FERREIRA, Ana GC. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 1-9, 2010.
4. FERREIRA, Fabiano; DIEHL, Carlos Alberto. Perfil da produção científica brasileira sobre balanced scorecard. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, n. 1, p. p. 54-88, 2013
5. FONSECA, Marcos Wagner; ABIB, Gustavo; PICOLLI, Rhaoni Florindo. Balanced Scorecard: um estudo bibliométrico acerca da produção acadêmica da década de 2001-2011 no Brasil. Revista Contabilidade e Controladoria-RC&C, v. 4, n. 3. 2012.