Author:
Cruz Glaucielly Garcia,Fontenele Lady Dayana Aguiar,Cruz Orlene Costa,De Lira Nair Rodrigues,Lopes Sérgio Luiz
Abstract
Ao longo dos anos é possível perceber que a Educação do Campo tem sido bastante negligenciada pelo poder público. Embora muito tenha-se conquistado, os sujeitos do campo têm vivido à margem dos seus direitos legais, renegados como cidadãos dentro da própria educação. A fim de descrever a legislação que ampara a Educação do Campo e a sua relevância, o presente artigo tem o objetivo de evidenciar alguns dos marcos legais no contexto histórico da Educação no Campo e como a mesma pode ser tão peculiar de acordo com a realidade de uma localidade, como a do Estado de Roraima. Diante disso, o artigo trata-se de uma revisão da literatura, utilizando a metodologia de levantamento bibliográfico e análise documental, discorrendo sobre os tópicos: Educação no Campo x Educação Rural; Concepções da Educação no Campo; A Educação no Campo e seus aspectos legais; A Educação no Estado de Roraima; Fundamentos e Bases; e Os desafios da Educação no Estado de Roraima no Contexto da Educação do Campo. Na literatura fica claro como a Educação do Campo possui grande relevância e peculiaridade amparada em leis. Todas as normatizações específicas na constituição, leis, diretrizes e programas são instrumentos legais e indispensáveis à execução e efetivação da garantia do direito à educação escolar dos povos do campo. O Estado de Roraima apresenta peculiaridades em relação à educação comparado ao cenário nacional, como a falta de professores, evasão e precariedade na estrutura escolar, sendo importante repensar a formação de professores, a proposta curricular da educação do campo e dos projetos políticos pedagógicos para que as especificidades dos sujeitos sejam melhor atendidas, onde o currículo faça sentido para a população que vive no campo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. _______. Sobre Educação do Campo. IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos [et al.]. Educação do Campo: campo- políticas públicas – educação. Brasília: NEAD, Incra, MDA, 2008.
2. ARROYO, M. G.; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2011. 214 p.
3. ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional por Uma Educação Básica do Campo, 1999. (Coleção Por uma Educação Básica do Campo, n.º 2).
4. BIERHALZ, C. D. K.; MEDEIROS DA FONSECA, E.; DE VARGAS OLIVA, I. Concepções dos estudantes de uma escola do campo sobre tecnologia. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. 1-21, 2019.
5. BOLÍVAR, A. Educar democráticamente para una ciudadanía activa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2016.