RISCOS E VULNERABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE INJETÁVEIS EM AMBIENTES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE COM IMPACTO DA FALTA DE BIOSSEGURANÇA

Author:

Dos Santos Natália Figueiredo,Da Silva Monica Cristina,Ritt Karen,De Oliveira Marcus Vinícius Gomes,Gomes Talita Barbosa,Marques Gabriela da Silva,Queiroz Maria Sandra Ramos,Da Silva Gilson Viana,De Souza Cassius

Abstract

Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades em ambientes ocupacionais. Diversos problemas vêm sendo relatados com relação a falta de biossegurança especialmente em locais de assistência à saúde que possuem setores associados a manipulação de injetáveis e outros procedimentos invasivos. Portanto descrever a atuação do profissional Farmacêutico frente gestão de biossegurança em especial em ambientes com procedimentos invasivos incluindo aplicação de injetáveis direciona uma qualificação técnica buscando identificar, minimizar e até mesmo erradicar riscos e vulnerabilidades associadas a estas práticas invasivas com a possível exposição de fluidos biológicos pelos quais estão expostos. Desta forma, os objetivos deste estudo foram analisar e discutir os riscos e vulnerabilidades da administração de injetáveis em ambientes de promoção da saúde indicando o impacto da falta de biossegurança. Para tanto, realizamos uma revisão pequena revisão literária, além de uma pesquisa de campo entre Farmacêuticos da Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado um questionário online com 19 perguntas fechadas sobre a temática já supra explicitada. Nossos resultados encontraram uma grande variedade de estudos relacionados com o tema correspondendo com os dados encontrados na participação de 20 farmacêuticos responsáveis técnicos atuantes nas farmácias com aplicação de injetáveis ou que já tivessem trabalhado nessa prática. Os resultados foram impactantes porque confirmaram a fragilidade de muitos profissionais que atuam realizando aplicações de injetáveis. Falta de conhecimento nas legislações vigentes, outros profissionais desabilitados executando estas atividades sem o devido preparo dentre outras dificuldades. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, conclui-se que há uma necessidade de ampliar a discussão sobre os riscos ocupacionais, os acidentes de trabalho e a vulnerabilidade nas práticas dos profissionais de saúde com o objetivo de elaborar políticas de saúde para o profissional farmacêutico.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference19 articles.

1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº 44, de 17 de agosto de 2009. Boas Práticas Farmacêuticas. Diário Oficial da União 17 ago. 2009; Seção 1.

2. Azevedo AP, et al. Acidente com exposição a material biológico atendidos em um hospital. Rev. de Enf. UFPE online 2019.

3. Resolução da Diretoria Colegiada 222 de 28 de março de 2018 (Brasil). Regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providências.

4. Conselho Federal de Farmácia (Brasil). Resolução nº 357/2001. Aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia. 2001; Seção 1. mar/abr.

5. Conselho Nacional da Qualidade (Portugal). Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia comunitária. Ordem dos Farmacêuticos 2009; Revisão nº 3. jun.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3