PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE AS NECESSIDADES DE SAÚDE NA COMUNIDADE LGBTQIAPN+

Author:

Silva Rogério Magalhães Coimbra,Aleluia Ítalo Ricardo Santos,Silveira Paloma Silva

Abstract

A Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) que, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tem o papel de coordenar o cuidado aos grupos sociais vulnerabilizados nos territórios. No entanto, estudos apontam que as equipes de APS estão despreparadas para prestar um cuidado humanizado, que respeite e acolha a população LGBTQIAPN+, compreendendo as suas necessidades de saúde. Este estudo analisou as evidências de profissionais da ESF, no município da Bahia, sobre as necessidades de saúde da população LGBTQIAPN+. Trata-se de estudo qualitativo exploratório, mediante entrevistas com 18 profissionais de saúde integrantes das Equipes de Saúde da Família (EqSF). O processamento dos dados ocorreu no Software QRS Nvivo 12 e a análise foi como referência categorias teóricas da Teoria das Necessidades de Agnes Heller, a saber sendo elaboradas as seguintes categorias: necessidades de saúde, necessidade de serviços de saúde, necessidades naturais e radicais. Profissionais de saúde das EqSF não reconheciam as necessidades de saúde da comunidade LGBTQIAPN+, de forma integral, secundarizando-as ao plano biomédico. As necessidades de serviços de saúde eram invisibilizadas e frequentemente associadas a demandas da população em geral, sem uma abordagem equitativa. Já as necessidades de saúde naturais e radicais, dificilmente foram explicadas pelos profissionais, cujo padrão heterocisnormativo dominava a racionalidade de cuidado nas EqSF e distanciava os serviços de uma abordagem centrada nos determinantes sociais da saúde. Os resultados deste estudo foram tolerantes para identificação das restrições de profissionais das EqSF em ofertar uma atenção baseada na equidade e igualdade. Novos estudos são necessários para avaliar as demandas, necessidades e singularidades das comunidades LGBTQIAPN+, principalmente, na APS.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference40 articles.

1. ALBUQUERQUE, M.R.T.C et al. Atenção integral à saúde da população LGBT: Experiência de educação em saúde com agentes comunitários na atenção básica. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade. 2019;14(41):1758.

2. BARREIRAS. Prefeitura Municipal de. Secretaria de Saúde. Dados sobre a atenção básica. Barreiras, 2020.

3. BEZERRRA, M.V.R et al. Política de saúde LGBT e sua invisibilidade nas publicações em saúde coletiva. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 43, n. especial 8, p. 305-323, dez. 2019.

4. BRASIL (MINISTÉRIO DA SAÚDE). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

5. BRASIL (MINISTÉRIO DA SAÚDE). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTT. Brasília-DF, 2009.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3