O USO DE MEDICAMENTOS OTOTÓXICOS NA UTI NEONATAL

Author:

Ivano Léa Rita Pestana Ferreira Mello,De Freitas João Fábio,Silva Ana Carolina Dias,De Oliveira Antonielle Ismara

Abstract

As UTIs neonatais são setores que lidam com diversas complicações, sobretudo quando relacionadas com recém-nascidos prematuras. Dentre os possíveis problemas que podem ocorrer, tem-se o uso de medicamentos ototóxicos, isto é, que são nocivos ao sistema auditivo do neonato, podem causar surdez irreversível. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo abordar sobre o uso de medicação que podem causar efeitos colaterais auditivos graves em recém-nascidos internados em UTI Neonatal. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa e com fins exploratórios, com levantamento de publicações científicas nas plataformas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). A partir desta pesquisa, foi possível evidenciar que a prematuridade é um problema de saúde pública mundial e que afeta principalmente os países menos desenvolvidos, que não possui uma infraestrutura adequada para atendimento de gestantes. Os recém-nascidos prematuros podem apresentar diferentes problemas de saúde, dentre elas, a perda auditiva devido ao uso de medicamentos ototóxicos. Entre os diferentes tipos de medicamentos que podem causar perda auditiva, destacam-se o grupo dos aminoglicosídeos, antibióticos potentes que tratam infecções por bactérias Gram-negativas, como a gentamicina e a amicacina. Dentre as possíveis medidas de controle para se evitar a ototoxicidade destas medicações, é possível adotar um controle da função auditiva dos neonatos prematuros, em tratamento com tais substâncias, bem como adotar uma dosagem e posologia que evite maiores danos.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference23 articles.

1. AMATUZZI, Mônica Gondim et al. Bases Histopatológicas da Perda Auditiva em Recém-nascidos de Alto Risco Arq. Otorrinolaringologista, v. 9, n. 3, 2005.

2. BARELLA, Luana Da Veiga et al. Exposição a fatores de risco para perda auditiva em neonatos internados na uti neonatal de Santo Ângelo-rs. In: Congresso Internacional em Saúde, 2019.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Cuidados com ao recém-nascido pré-termo. Brasília: Editora MS, v. 4, 2018.

4. BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.

5. CÂMARA, Marília Fontenele et al. Efeito de fármacos ototóxicos na audição de recém-nascidos de alto risco. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, p. 376-382, 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3