Author:
De Almeida Vivaldo Gemaque,Junior Jorge Carlos Menezes Nascimento,Cardoso Pablício Pereira
Abstract
A ansiedade é um dos transtornos psiquiátricos mais prevalentes em crianças e adolescentes, acometendo de 10 a 20% dessa população segundo a maioria dos estudos. As manifestações clínicas incluem preocupação excessiva, medos intensos, evitação de situações sociais, irritabilidade, queixas somáticas e pensamentos negativos. O diagnóstico requer investigação cuidadosa e uso de instrumentos psicométricos validados para essa faixa etária. O tratamento multimodal envolve principalmente psicoterapia cognitivo-comportamental focada em modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais, podendo ser associado a medicação nos casos moderados a graves. Quanto mais precoce o diagnóstico e intervenção terapêutica, melhor tenderá a ser o prognóstico. Conclui-se que a ansiedade na infância e adolescência merece maior atenção, sendo necessários mais estudos sobre estratégias efetivas para seu manejo, visando reduzir o risco de evolução para transtornos psiquiátricos na idade adulta.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. COSTA, Jucimara de Jesus; PIMENTEL, Marcelo de Souza. Aspectos da automutilação na adolescência: revisão sistemática de literatura. 2023.
2. FATORES DE RISCO E ASSOCIADOS AO COMPORTAMENTO SUICIDA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
3. VALDAMERI, Bruna. Dietoterapia como estratégia adjuvante ao tratamento dos sintomas de depressão: uma revisão sistemática. 2023.
4. JESUS, Camila Santana de; SANTOS, Helena de Souza; SANTOS, Daihany de Oliveira. Pandemia da COVID-19, isolamento social e saúde mental das crianças: uma revisão bibliográfica. 2023.
5. Mapeando a medicalização infantil e o uso de psicotrópicos entre crianças na literatura brasileira.