Author:
Mota Juciely Carvalho Maia,Souza Josélia Paes Ribeiro de,Mota Roger Waters Maia,Morgado Clesio de Oliveira,Costa Tâncio Gutier Ailan,Sousa Leanne Silva de,Silva Francisca das Chagas Alves da,Silva Romézio Alves Carvalho da,Alcântara Arthur Francisco de Paiva
Abstract
A utilização de equipamentos e recursos digitais na educação tornou-se solução imediata após a crise pandêmica provocada pela Covid. Para manter o isolamento social e dar continuidade ao ensino, a educação remota ganhou espaço. Entretanto, inúmeros entraves dificultaram a inclusão digital. Tendo em visto a importância do processo de ensino aprendizagem, se faz necessário pesquisar a educação online, a qual depende não só do uso de recursos tecnológicos de qualidade, mas também de acompanhamento para constante aprimoramento. Para tal, foi realizado estudo de caso por meio de pesquisa de campo para investigar os principais desafios do ensino remoto no Ensino Médio Integrado do campus Corrente- IFPI. Os relatos dos estudantes revelaram como principais entraves a falta de dispositivos digitais adequados e dificuldades de acesso à internet de qualidade, mostrando que a inclusão digital se faz cada vez mais necessária como condição fundamental para o eficaz desenvolvimento da educação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327–340, 2003.
2. ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede- Revista De Educação a Distância, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.
3. ARRUDA, R. L. Ressignificações sobre o uso pedagógico do celular a partir do ensino remoto emergencial. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17, p. 1-10, 2021.
4. BACICH, L.; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. M. (ORG.) Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
5. BARBOSA, R.; JÓFILI, Z. Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química- parceria que dá́ certo. Ciência e Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004.