Author:
Silva Maiara Pacheco da,Araujo Mirelia Rodrigues de,Carvalho Marcílio da Costa
Abstract
Objetivo: Verificar quais as medidas preventivas e as boas práticas clínicas de enfermagem para reduzir as MARSI, garantindo a segurança do paciente. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo reflexivo construído com base na leitura crítica de estudos científicos. Resultados: A amostra é constituída de 11 artigos, com a seguinte categorização: Conhecimento sobre a pele e prevenção da MARSI; Fatores de riscos para lesões cutâneas por adesivos médicos e Conduta clínica da equipe de enfermagem na redução da MARSI. Considerações Finais: Observou-se uma cobrança dos estudiosos em relação a educação dos profissionais de saúde, desde a principal formação, assim como, a educação permanente dos profissionais sobre gestão de feridas e cuidados com a pele. Ainda sobre o processo educacional, a educação de boa qualidade aos pacientes sobre autocuidado melhora os resultados e aumenta a eficiência dos serviços de enfermagem. A avaliação, os cuidados com a pele e as estratégias de prevenção são aspectos fundamentais dos cuidados ao doente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. BARAKAT-JOHNSON M, BARNETT C, WAND T, WHITE K. Medical device- related pressure injuries: An exploratory descriptive study in an acute tertiary hospital in Australia. J Tissue Viabil. 2017;26(4):246–53.
2. BLACK J, ALVEZ P, BRINDLE CT, DEALEY C, SANTAMARIA N, CALL E, et al.
3. Use of wound dressings to enhance prevention of pressure ulcers caused by medical devices. Int Wound J. 2015;12(3):322-7.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.
5. BERNATCHEZ SF, BICHEL J. The Science of Skin: Measuring Damage and Assessing Risk. Adv Wound Care (New Rochelle). 2023 Apr;12(4):187-204.