Author:
Soto Pablo Colofatti,Bertoti Allan Fernando Santinon,Cirino Marcelo Maia
Abstract
O tema “pilhas e baterias” é constantemente utilizado para a educação ambiental, com abordagem focada nos problemas causados pelo descarte incorreto desses dispositivos e seus desdobramentos para o meio ambiente. Contudo, pouco se fala do desenvolvimento de novos materiais que podem proporcionar um aumento na eficiência de pilhas e baterias, assegurando assim um bom desempenho e diminuindo os impactos ambientais gerados pelo descarte inapropriado. A abordagem Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) integra os conceitos químicos e científicos com os aspectos sociais e tecnológicos, com finalidade de proporcionar uma alfabetização cientifica por meio de fenômenos e situações observadas no cotidiano. Nessa perspectiva, é necessário articular diversos conceitos químicos para a construção de um modelo que possibilite a correta compreensão sobre o funcionamento de dispositivos como pilhas e baterias. Uma sequência didática implementa a organização das atividades, possibilitando uma avaliação mais ampla. Tais atividades são avaliadas de diversos modos, entretanto, a análise de conteúdo é uma ferramenta que possibilita a inferência e a interpretação de unidades textuais produzidas pelos estudantes, por meio de seleções e categorizações. O presente trabalho apresenta alguns dos resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática, com o tema “pilhas e baterias”, apoiada numa perspectiva CTSA, com estudantes de um curso profissionalizante.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. ARRIGO, V.; ALEXANDRE, M. C. L.; ASSAI, N. D. S. O Ensino De Química e a Educação Ambiental: Uma Proposta Para Trabalhar Conteúdos de Pilhas e Baterias. Experiências em Ensino de Ciências, 13(5), 306–325, 2018.
2. AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), 7(1), 1–13, 2001.
3. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
4. BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. G. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: Estudos Sobre Educação, 29(1). 2018.
5. BRASIL, Resolução n° 401, de 04 de novembro de 2008. CONAMA, 2008. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_2008_401.pdf Acesso em 25 jul.2022.