Author:
Rodrigues Fernanda Barros da Fonseca,Silva Gardênia Leite da,Ramos Gizlayne Olivia Silva,Cardozo Guilherme Brito,Guimarães Jardene Paiva de Carvalho,Silva Wanessa Emanuelly Freitas,Silva Nuno Kauã da,Reis Alexsandro Guimaraes,Soares Junior Nivaldo de Jesus Silva,Dias Filho Carlos Alberto Alves
Abstract
INTRODUÇÃO: O estudo se justifica por diversos pontos relevantes no que tange à saúde materno-infantil, analisando o contraste entre o antigo e atual panorama da saúde, como ocorre a acessibilidade às maternidades e seus serviços, para concretizar um processo de cuidado pleno no Nordeste. OBJETIVOS: O objetivo geral é descrever o impacto da pandemia de COVID-19 na experiência e assistência à maternidade e nos resultados de saúde materno-infantil. MÉTODOS: O presente trabalho consiste em um estudo de caráter epidemiológico longitudinal descritivo observacional retrospectivo, utilizando a análise de dados epidemiológicos relevantes, coletados a partir do Departamento de Informática do SUS - DATA SUS, como registros de casos notificados, informações sobre mortalidade das gestantes no período e dados relacionados ao pré-natal. RESULTADOS: Observou-se um aumento progressivo de óbitos maternos e fetais no período de 2018 a 2021, momento de pico da pandemia, e uma estabilidade em relação à natalidade nesse período pandêmico. Apesar do aumento de nascimentos prematuros nesse contexto os dados mostram um decréscimo em 2022, após o pico da COVID-19. Relacionando o Nordeste com o Maranhão ficou evidente que o estado apresenta uma porcentagem significativa desses números. CONCLUSÃO: Destaca-se como maior consequência resultante da pandemia o aumento de óbitos maternos decorrente de contágio com o vírus e a diminuição nas consultas pré-natais, tendo como causa o medo de contágio e a superlotação hospitalar. Os dados apresentados neste estudo tornam-se de fundamental importância porque podem auxiliar a nortear medidas de novos estudos associados à maternidade e à saúde pública.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. ALVES, Rafaela Pereira et al. Mortalidade materna em tempos de pandemia de COVID-19: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, p. e28711426942-e28711426942, 2022.
2. BHERING, Natália Bianca Vales et al. O parto prematuro induzido pela covid-19: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4401-4415, 2021.
3. BOTIM, Talita Rossi; JACOVINE, Larissa Santos; GOMES, Andréia Patrícia. Mortalidade fetal em gestantes com COVID-19 e outros desfechos materno-fetais: uma revisão integrativa da
4. literatura. FEMINA, p. 49-56, 2023.
5. CARDOSO, P. C. et al. Maternal and child health in the context of COVID-19 pandemic: evidence, recommendations and challenges. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 213–220, fev. 2021.