Author:
Bassi Maria Vitória Monteiro,Oliveira Thaisa Mariela Nascimento de,Rocco Kelen Mitie Wakassugui de,Pereira Maria Gorete Nicolette,Ravagnani Priscila Alvim de Lima,Menolli Gisele Andrade,Farias Giovana de,Martins Eleine Aparecida Penha
Abstract
Comparar a eficácia dos debriefings PEARLS e GAS após a simulação clínica do suporte avançado de vida para enfermeiros. Este estudo é um ensaio clínico randomizado, monocego, realizado em um Hospital Público do Norte do Paraná, no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. A intervenção ocorreu em dois momentos: aula teórica e simulação clínica. A formação dos grupos foi realizada de forma intencional e aleatória. Após a formação dos grupos, eles foram randomizados por meio de envelopes brancos em grupo-intervenção e grupo-controle. A coleta de dados ocorreu individualmente após o debriefing, por meio da “Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação”. O grupo 1 foi formado por 18 enfermeiros sendo este o Grupo-intervenção e o grupo 2 com 16 formando o Grupo-controle, totalizando 34 participantes. Ao comparar os domínios o Valor Afetivo apresentou significância estatística maior em relação aos outros domínios com média de 0,0432. O Valor Cognitivo apresentou a média de 0,0701 e o Valor Psicossocial pontou uma média inferior aos outros domínios 0,0865, considerando o (p-value = 0,05). O debriefing oportunizou aos profissionais desenvolvimento e crescimento cognitivo, afetivo e psicossocial, possibilitando soluções para mudanças, contribuindo de maneira efetiva para uma emergência como a parada cardiorrespiratória, se destacando o debriefing GAS como melhor método para os profissionais em relação ao PEALS.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. Agresti, A. (1990). Categorical Data Analysis. New York: John Wiley & Sons. 558p.
2. Alves, N.P, et al. Simulação realística e seus tributos para a formação do enfermeiro. Revista enfermagem UFPE on line, 2019, p.08-1420.
3. American Heart Association. Highlights of the 2022 American Heart Association guidelines update for CPR and ECC. 2022. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf
4. BARBOSA, I. S. L. et al. O conhecimento do profissional de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória segundo as novas diretrizes e suas atualizações. REVISA (Online), p. 117–126, 2018.
5. BORTOLATO-MAJOR, C. et al. Debriefing evaluation in nursing clinical simulation: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 3, p. 788–794, jun. 2019.