Author:
Raulino Junior Sérgio Leandro Pinheiro,Mesquita Gerardo Vasconcelos
Abstract
O álcool é a substância lícita mais consumida no mundo, uma vez que está associada ao prazer e sociabilidade; e tem sido considerada um dos principais fatores de risco para a saúde, sendo considerado e uma das substâncias mais prejudiciais à saúde pública, tanto em termos de morbidade como de mortalidade, estando presente em toda estrutura social. Em nível mundial, a faixa etária de 20 a 39 anos, cerca de 13,5% do total de mortes são atribuíveis ao álcool. O presente trabalho tem como objetivo descrever o perfil epidemiológico das internações hospitalares relacionadas a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool no estado do Piauí, no período de 2017 a 2021. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa, utilizando dados disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e gerenciados pelo Ministério da Saúde nas Informações de Saúde (TABNET) sobre Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) relacionado as internações por transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool. O presente trabalho tem como objetivo descrever o perfil epidemiológico das internações hospitalares relacionadas a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool no estado Piauí entre os anos de 2017 até 2021. O perfil sociodemográfico dos participantes mostrou maior frequência de pacientes do sexo masculino, de faixa etária de 40-49 anos e raça parda.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. ARAGÃO, J. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista práxis. v.3, n.6, p.1-4, 2011.
2. BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Esclarecimentos sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. 11. ed. Distrito Federal: Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, 2019.
3. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
4. FERNANDES, M.A. et al. Transtornos mentais e comportamentais por uso de substâncias psicoativas em hospital psiquiátrico. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 64-70, 2017.
5. HERTTUA, K.; MÄKELÄ, P.; MARTIKAINEN, P. The effects of a large reduction in alcohol prices on hospitalizations related to alcohol: a population-based natural experiment. Addiction., v.106, n.4, p. 759– 67, 2011.