Author:
Sampaio Gabriela Giovanna Wanzeler,Arrais Leandra Freitas de Macêdo,Luz Luma Maria Araújo de Moura,Camapum Leilane Machado
Abstract
O estudo visou adaptar transculturalmente e validar a escala Tilburg Pregnancy Distress Scale-Revised (TPDS-R) para avaliar o sofrimento específico da gravidez no contexto brasileiro. O processo de adaptação envolveu tradução, retrotradução e avaliação por um comitê de especialistas que analisou as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual, resultando em uma alta concordância conceitual e cultural, e moderada idiomática e semântica. No pré-teste, realizado com gestantes em Teresina-PI, foram identificadas preocupações comuns, como ansiedade sobre a saúde do bebê e apoio do parceiro. As participantes demonstraram alto nível de compreensão do instrumento. As adequações sugeridas, como a inclusão da opção "de vez em quando", aumentaram a clareza do questionário. Os resultados indicam que a versão brasileira do TPDS-R mantém a validade semântica e conceitual da original, sendo uma ferramenta eficaz para medir o estresse gestacional. A adaptação é relevante para oferecer suporte emocional adequado e intervenções personalizadas, contribuindo para uma melhor saúde materna e fetal. Futuras pesquisas devem explorar ainda mais a validade e confiabilidade da escala em diferentes contextos culturais e amostras mais amplas. Em suma, a TPDS-R adaptada é uma importante ferramenta para avaliar e intervir no sofrimento durante a gravidez no Brasil.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ACQUADRO, C. et al. Emerging good practices for Translatability Assessment (TA) of Patient-Reported Outcome (PRO) measures. Journal of Patient-Reported Outcomes; v. 2, p. 8, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2023.
2. ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n.7, p. 3061-3068, 2009. Disponível em: Acesso em: 27 maio 2023.
3. ANANIAS, Egracieli dos Santos. O Uso de Objeto de Aprendizagem no Estudo do Gráfico das Funções: afins e quadráticas. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática UFPB-CCAE, Rio Tinto, 2019.
4. AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Standards for Educational and Psychological Testing. EUA: American Educational Research Association, 2014. Disponível em: . Acesso em 14 maio 2023.
5. BEATON, D. E. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of selfreport measures. Spine.; v. 16, n. 2, p. 3186-91, 2000. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2023.