Author:
Braga Adriana Nonato,Silveira Cristiane da
Abstract
Benzer é uma tradição ancestral enraizada na cultura brasileira. Os(as) benzedores(as) são detentores de conhecimentos transmitidos por gerações, utilizando palavras, gestos, rezas e ervas medicinais para proporcionar a experiência única a cada pessoa. Este estudo objetiva-se em compreender os saberes e práticas dos(as) benzedores(as) da cidade de Tefé-AM, explorando a interação entre fé, natureza, crenças e gestos sagrados. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, foram selecionados três benzedores(as). Dona Dinha, Seu Milton e Seu Mesquita, cada um(a) representando uma tradição religiosa distinta. Apesar das diferenças, compartilham a sabedoria ancestral, a crença na intercessão divina e a capacidade de cura por meio do poder espiritual. Reconhecer a fé dos(as) benzedores(as) é essencial para entender a importância de suas contribuições para a saúde física e espiritual, além de destacar a necessidade de preservar essa tradição que é parte integrante da identidade cultural e espirituais da região amazônica.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALBERTI, Venera. Manual de História Oral. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas - FGV, 2005.
2. BETHENCOURT, Francisco. O imaginário da magia: feiticeiros, adivinhos e curandeiros em Portugal no século XVI. São Paulo, Brasil: Companhia das Letras, 2004.
3. BOHN, Ildo Gass. Satanás e os Demônios na Bíblia. São Leopoldo: CEBI. Código: A150, ISBN: 9788577331994, 2013.
4. BRAGA, Adriana Nonato. A arte de benzer e seus processos de (re)construção na cidade de Tefé-AM. Monografia. Universidade do Estado do Amazonas, Tefé-AM, p. 52. 2021.
5. BRAGA, Ecson Gama. et al. O Poder Terapêutico das Plantas Medicinais: Um estudo do conhecimento tradicional e cultural. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Diamantina (MG) Online, 2023.