Author:
Carvalho Rozana Neves Guimarães de,Escudeiro Andréia Pereira,Souza Claudio José de,Mendonça Francine Araujo de,Xavier Ana Beatriz da Costa,Assis Caroline Nascimento,Silva Jéssica Rodrigues,Sousa Julierme Ferreira de
Abstract
Introdução: A liberação da sutura simples pela resolução 731/2023 do COFEN no exercício profissional da enfermagem compreende um ganho de habilidade crucial e avanço profissional da classe. Metodologia: O estudo desenvolveu-se através da revisão bibliográfica de literatura, consultando as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), o Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), revistas científicas e as resoluções O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e Conselhos Federal de Enfermagem (COFEN). Foram selecionadas produções no idioma português, publicadas no período entre 2020 e 2024. Resultado e Discussão: A resolução deliberada pelo COFEN 278/2003 limitava a atuação da enfermagem, uma vez que proibia enfermeiros de realizar suturas. Além disso, tal técnica era de ofício de médicos. A liberação representa um avanço e autonomia para a categoria profissional envolvida no processo de feridas e curativos. Conclusão: A pesquisa ressalta a importância de novos olhares para amplificação do conhecimento. Nos dias atuais, a capacitação recém adquirida é um elemento primordial para a construção de um profissional mais qualificado e autônomo. Precisamos reforçar que mudanças são necessárias e ignorá-las é simplesmente não vislumbrar o futuro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. AMORIM, G. L. et al. Contribuições do enfermeiro na pesquisa básica: modelo de fixação de curativo em feridas cutâneas excisionais de camundongos. Estima (Online), p. e1221–e1221, 2021.
2. BYRNE, M.; ALY, A. The Surgical Suture. Aesthetic Surgery Journal, v. 39, n. Supplement_2, p. S67–S72, 14 mar. 2019.
3. COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Nº 731/2023. Dispõe sobre a regulamentação que permite a sutura simples pelo Enfermeiro. Brasília, DF, 2023.
4. COREN. Conselho Estadual de Enfermagem de São Paulo. Parecer COREN-SP 001/2022. Dispõe sobre a sutura e remoção de pontos por profissionais de Enfermagem. São Paulo, SP, 2022.
5. FERREIRA, D. et al. Cuidados de enfermagem em feridas cirúrgicas de pós- operatório oftalmológico. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2024.