Author:
Bona Iolanda Felipe da Silva,Nunes Ana Beatriz de Moraes Souza,Gonçalves Ana Francisca Ferreira Chaves,Soares Guilhermina Maria Rocha Silva,Almeida Lyana Santos
Abstract
Identificar as atribuições, as principais condutas da equipe médica diante das crenças culturais perante o desmame precoce e suas principais complicações. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica, para a estratégia de busca serão utilizados artigos contidos nas bases de dados PubMed e BVS, contendo os respectivos descritores: desmame, assistência médica e amamentação, as análises de dados serão aplicadas aos estudos de conteúdos. Foram selecionados dez artigos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão. Considerado o melhor alimento para o recém-nascido (RN), e também a “primeira vacina”, o leite materno apresenta inúmeras vantagens tanto para a criança como para a mãe, fortalecendo os laços afetivos e promovendo a saúde física e emocional. No entanto, muitos fatores, como a escolaridade da mãe, trabalho e influências culturais, contribuem para o desmame precoce. O suporte emocional e educacional durante o pré-natal é crucial para preparar as mães para os desafios da amamentação. Programas de apoio, tanto individuais quanto em grupo, aumentam significativamente as taxas de amamentação exclusiva.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ALVARENGA, Sandra Cristina de et al. Critical defining characteristics for nursing diagnosis about ineffective breastfeeding. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, p. 314-321, 2018.
2. BRASIL. Cadernos de Atenção Básica. Saúde da criança: Nutrição infantil: Aleitamento Materno e Nutrição infantil. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016a.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Mundial de Saúde (OMS). Aleitamento materno, 2017.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed. – Brasília, 2015.
5. BRASIL. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Série A. Normas e Manuais técnicos. Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016b.