Author:
Silva Priscila Nascimento da,Ferreira Tainara de Souza,Dias Gabriel Bezerra,Serique Maria Alice Barbosa
Abstract
Introdução: Anafilaxia tem como definição uma reação alérgica ou de hipersensibilidade sistêmica aguda, grave, potencialmente fatal, causada por mecanismos de hipersensibilidade. Objetivo: avaliar a percepção da equipe de Enfermagem frente ao manejo da Anafilaxia em crianças de modo que os cuidados necessários sejam realizados de forma imediata. Métodos: A pesquisa é um estudo de revisão crítica de literatura descritivo e comparativo através de pesquisa em bancos de dados como PUBMED, SCIELO (Scientific Eletronic Libray Online) e Google Acadêmico, além da utilização de livros com complementação da busca no acervo da biblioteca setorial da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Resultados: Contribuir e ampliar para a questão do debate sobre o desafio da Enfermagem frente Reação Anafilática em Crianças, através de abordagens de forma imediata, reconhecendo os mecanismos da doença. Conclusão: O diagnóstico de anafilaxia é baseado em critérios clínicos definidos, havendo suspeita de alergia a algum material, mesmo que remota, o profissional deverá abordar o protocolo de atendimento de urgência e emergências médicas, para assim evitar complicações fatais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. Anaphylaxis in Children: Epidemiology, Risk Factors and Management
2. Diagnosis and management of drug‐induced anaphylaxis in children: An EAACI position paper
3. Diagnosis and management of anaphylaxis in precision medicine
4. CASTRO, M. E. P. C.; STEFANELLI, P. S. Anafilaxia. In: MUSSI-PINHATA, M. M; FERRIANI, V. P. L. (Org.). Condutas em Pediatria.Rio de Janeiro: Atheneu, 2019, v. 1.
5. COUTINHO, I. A. et al. Anaphylaxis in anEmergencyDepartment: a Retrospective 10 yearStudy in a Tertiary Hospital. EuropeanAnnalsofAllergyandClinicalImmunology, 2020.