Author:
Silva Mariela de Carvalho,Motta Ana Letícia Carnevalli,Pinheiro Bruno Bernardes Farão Marques,Borges Milleny Vitória Andrade,Lopes Victor Eduardo Benevides,Brito Tainara Costa de,Lima Cristiane Pereira de
Abstract
O presente estudo foi composto por artigos científicos selecionados em bancos de dados da SOBECC, Google Acadêmico e Revistas de Enfermagem. Os resultados apresentados através do referencial teórico e discussão, foram fundamentações absolutas e relativas investigadas, acerca do assunto principal deste trabalho, o acolhimento pelo enfermeiro no pré-operatório de cirurgia cardíaca. O objetivo principal foi atingido, através do material encontrado, utilizando o método de revisão integrativa da literatura, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Foi possível concluir que os valores elevados da ansiedade em pacientes pré-operatórios, contribuem para complicações pós-cirúrgicas, indicando que os enfermeiros devem incluir uma investigação acerca da ansiedade gerada, através de uma avaliação sistemática e de diagnóstico, utilizando instrumentos gerais validados, averiguando as características definidoras. Também, foi possível concluir que há uma necessidade de maior capacitação dos enfermeiros em relação às práticas educativas para com os pacientes e a possibilidade de um auxílio multidisciplinar, para melhor avaliação psicológica e emocional dos pacientes. Contudo, mostram-se necessárias mais pesquisas na área, com mais participantes, visando oferecer novos e outros meios de vigilância para a equipe de enfermagem, quanto aos cuidados aos pacientes cardiopatas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. ANDRADE, Y. T. A. et al. Complicações no pós-operatório imediato de revascularização do miocárdio. Rev SOBECC, 24(4):224-230, 2019.
2. BENEVIDES, L. M. B. et al. Prática clínica de enfermagem para a redução da ansiedade em pacientes no pré-operatório cardíaco: pesquisa intervenção. Online Brazilian Journal of Nursing, 69(2):397-403, 2020.
3. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN n° 358/2009 - Revogada pela Resolução COFEN n° 736/2024. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. 2024.
4. FARIA, P. Mortalidade de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Revista Rene, 2022.
5. FENGLER, F. C. Sistematização de assistência de Enfermagem: Análise de dados. SOBECC, 2020.