Author:
Miguel Solange Aparecida,Da Silva Angelina Justino,Nasser Beatriz Pereira,Oliveira Iácara Santos Barbosa,Ferreira Natássia Carmo Lopes Queiroz,Rosa Walisete de Almeida Godinho,Lenza Nariman de Felicio Bortucan,Mariutti-Zeferino Mariana Gondim
Abstract
Objetivos: Identificar o conhecimento em mulheres que convivem com endometriose; conhecer as dificuldades sentidas e como percebem sua qualidade de vida Metodologia: Trata- se de estudo de campo, exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa que foi realizado no ambulatório de especialidades de uma cidade do interior de Minas Gerais. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada constituída por cinco questões norteadoras e a técnica de análise foi a de conteúdo de Bardin. Resultados e discussão: o desconhecimento das mulheres sobre a doença é uma realidade; as mulheres relatam dificuldades para chegar ao diagnóstico de endometriose passando por diversos profissionais e atendimentos até a doença ser detectada; também desafios relacionados ao tratamento tendo na maioria das vezes que aguardar um vasto período de tempo para o tratamento cirúrgico; ocasionando um intenso sofrimento influenciando negativamente nos diversos aspectos de sua vida como sua saúde física, emocional, sexual, laboral e social Considerações Finais: A enfermagem é qualificada para promover a orientação e a educação de saúde, sendo necessário um planejamento informativo sobre a doença, a partir de múltiplas estratégias, tornando-se importante a realização de treinamentos e capacitação dos profissionais para o cuidado a essas mulheres.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. Amaral, V F; Barra, C C M; Spigolon, D N. Endometriose: impacto econômico e suas perspectivas. Femina. 2012; 40 (3), p. 129-134.
2. Almeida, M A B.; Gutierrez, G L.; Marques, R. Qualidade de vida: definições e conceitos. In: ALMEIDA, M. A. B.; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R.: Prefácio do professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP, 2012, p. 14-59. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2021.
3. Barcelos, P R. et al. Qualidade de vida de mulheres com dor pélvica crônica: um estudo de corte transversal analítico. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro. 2010, 32 (5), p. 247-253.
4. Bento, P A. S. S. Moreira, M C N. Quando os olhos não veem o que as mulheres sentem: a dor nas narrativas de mulheres com endometriose. Revista Coletiva. Rio de Janeiro. 2018; 28 (3). p.01-20.
5. Bento, P AS.; Moreira, M C N. A. Experiência de adoecimento de mulheres com endometriose: narrativas sobre violência institucional. Ciência e Saúde. 2017, 22 (9), p. 3023-3032.