Author:
Boas João Maria de Bragança Vasconcelos Vilas
Abstract
A Antipsiquiatria é um movimento que surgiu nas décadas de 1960 e 1970, que desafiou a abordagem tradicional dos cuidados de saúde mental e o papel da Psiquiatria na sociedade. O movimento, influenciado pela contracultura da época, caracterizou-se pela rejeição da Psiquiatria tradicional e, pela demanda, por abordagens alternativas, para o tratamento de doenças mentais. As origens da Antipsiquiatria remontam ao trabalho de vários pensadores-chave no início e meados do século XX. Na década de 1930, o filósofo Martin Heidegger desafiou a ideia de que a doença mental poderia ser totalmente compreendida por meio de métodos científicos, argumentando que as experiências subjetivas do indivíduo eram tão importantes quanto qualquer critério diagnóstico objetivo. Enquanto isso, o Psicanalista Sigmund Freud e seus seguidores também questionavam a medicalização da doença mental, argumentando que, muitas vezes, a doença mental, estava enraizada em conflitos inconscientes e traumas infantis, cuja cura não seria alcançada pela abordagem psicofarmacológica. O impacto do movimento Anti-Psiquiatria continua vivo nos esforços contínuos para reformar os cuidados de saúde mental e promover os direitos e a dignidade das pessoas com doenças mentais. Embora suas ideias ainda possam ser controversas em alguns círculos, não há como negar o profundo impacto que ele teve no campo da psiquiatria e no cenário social e político mais amplo do século XX.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. Burns T. (2020). A history of antipsychiatry in four books. Lancet Psychiatry; 7: 312–14.
2. Burston, D. (1996). The Wing of Madness: The Life and Work of R.D. Laing. Cambridge: Harvard University Press.
3. Burston, D. (2004). Szasz, Laing and existential psychotherapy. Journal of the Society for Existential Analysis, 15.1.
4. Burston, D. (2007). An invisible plague: Polypharmacy the chemical colonization of childhood. In Olfman, S. (ed) Bipolar Children: CuttingEdge Controversy, Insights, and Research. Westport, CT: Praeger Press.
5. Double DB. (2020). Critical psychiatry: an embarrassing hangover from the 1970s? B J Psych Bulletin; published online Feb 27. DOI:10.1192/ bjb.2020.5.