DESAFIOS DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Author:

Lopes Alexsânia Letícia Santana,De Moraes Alcilene Fernandes Garcia,Rodrigues Ellen Oliveira Santos,Da Silva Larissa Rayane Openkowski,Figueira Maura Cristiane e Silva,Ribeiro Karina Angélica Alvarenga

Abstract

Objetivo: Identificar na literatura brasileira científica sobre os desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro na implementação do Planejamento Reprodutivo. Métodos: A revisão integrativa é um método de pesquisa que permite reunir e sintetizar as evidências disponíveis sobre o tema investigado. As bases de dados utilizadas para a composição da amostra foram: Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), e Scientific Electronic Library Online (ScieELO). Resultados: A análise desses revelou que somente nove atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos para a responder à questão norteadora, onde apenas três estudos eram dos últimos cinco anos e os seis artigos restantes eram dos anos de 2006, 2011, 2014, 2015 e 2016. A pesquisa foi separada por categorias temáticas de acordo com o objetivo proposto para a resolução da questão norteadora a saber: Modelo impeditivo para a Integralidade em Saúde e a Profissionalização x Educação Permanente em Saúde. Notou-se que os artigos encontrados eram direcionados as ações dos enfermeiros na assistência juntamente com os desafios e estratégias, destacou-se sobre o atendimento e a importância do profissional. Conclusão:  O Planejamento Reprodutivo não ocorre como é preconizado pelas políticas, sendo assim não dependendo somente da implementação e a capacitação do enfermeiro. O mesmo enfrenta dificuldades em realizar uma assistência mais qualificada e integral a população, sendo marcadas por algumas lacunas, onde o programa é realizado de forma vertical e coordenada de maneira secundaria, sendo inserida em outros programas e não sendo direcionado exclusivamente aos direitos sexuais e reprodutivos.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference13 articles.

1. ALMEIDA, M.P.; MELO, M.C.P.; SILVA, L.S.; SANTOS, A.D.B. Atenção Em Saúde No Planejamento Reprodutivo: Atitudes e Práticas De Enfermeiros. Revista Enfermagem UFSM, v.6, n.2, p. 270-280, abr./jun.2016.

2. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

3. ______________Ministério da Saúde. Secretaria da Política de Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico/secretaria de políticas. Área Técnica de Saúde da Mulher. 4. ed. Brasília: Ministério de Saúde, 2002.

4. ______________Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Regula o 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providencias.

5. FLORES, G.T.; LANDERDAHL, M.C.; CORTES, L.F. Ações De Enfermeiras Em Planejamento Reprodutivo Na Atenção Primária À Saúde. Revista Enfermagem UFSM, v.7, n.4, p.643-655, out./dez.2017.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3