Author:
Matos Felipe Vieira,Pinheiro Gizele Martins,Santana Raila da Rosa,De Aviz Marcos Felipe Lima,Brito Edna Antonia da Silva
Abstract
A pitaia, também conhecida como fruta do dragão, é uma fruta exótica de origem americana e asiática, bastante valorizada por seu sabor adocicado e propriedades nutricionais. O cultivo pode ser feito de forma sustentável, adotando práticas que reduzem o impacto ambiental e promovam o uso consciente dos recursos naturais. Com isso, o estudo objetivou avaliar o crescimento de diferentes variedades de pitaia no tutor vivo e tutor de madeira com diferentes adubações orgânicas. O experimento foi implantado em maio de 2021 a julho de 2022. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, 6 x 4, seis variedades, quatro adubações, totalizando 144 tutores com duas plantas/tutor e três repetições, com dois tipos de tutores (madeira e tutor vivo). As variáveis biométricas analisadas foram o crescimento da planta em altura, espessura e o número de cladódios emitidos acima dos tutores a uma altura de 1,60 m. As avaliações ocorrerão de dois em dois meses durante o primeiro ano da cultura. Os efeitos do tipo de tutor, variedade, tipo de adubação e as interações entres esses fatores sobre a altura e espessura das plantas foram investigados aplicando-se Análises de Variância (ANOVA) seguidas de testes post-hoc de Tukey. O teste foi considerado significativo a diferença com nível de significância de 5% (p < 0,05). Portanto, o cultivo da pitaia em tutor de Gliricidia sepium pode ser uma técnica interessante para o cultivo sustentável dessa fruta tropical, proporcionando benefícios para o solo, redução de custos com fertilizantes, melhoria do microclima e suporte adequado para a trepadeira.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. AGUILAR, M. A. G.; TERRAZAS, T.; ARIAS, S. Stem anatomy of three species of genus hylocereus (Berger) Britton & Rose (cactaceae) in México. Revista Fitotecnia Mexicana, [s.l.], v. 32, n. 3, p. 201-208, 2009.
2. ALMEIDA, E. I. B. Sombreamento na ecofisiologia, produção e propágulos de pitaia vermelha. 2015. 96f. Tese (Doutorado em agronomia) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
3. CÁLIX DE DIOS, H., y R. CASTILLO M. Soportes vivos para pitahaya (Hylocereus spp.) en sistemas agroforestales. Agroforestería de las Américas. 2(1): 23-27. ISSN 1022-7482. [Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza. Costa Rica, Centro América]. 2000.
4. GUTTERIDGE, R. C, SHELTON, H. M. The scope and potential of tree legumes in agroforestry. Agrofor. Syst. 23: 177-194. 2000.
5. LUDERS, L. The pitaya or dragon fruit (Hylocereus undatus). Darwin: University of Darwin, 2004. 5 p.