Author:
De Almeida Sabrina do Socorro Marques de Araújo,Serrão Tobias do Rosário,Da Silva Cecilia Carvalho,Da Encarnação Flavia Thaiane Azevedo,Valente Zila Rebeca Brito,Soares Daniele da Luz Monteiro,Jeremias Talita Izabel de Sousa Stainki,Martins Flávia Alessandra Monteiro,Da Costa Mayra Naiara Sozinha
Abstract
A atuação do enfermeiro é de suma importância no âmbito da UTI (Unidade de Terapia intensiva) visto que tal profissional exerce diversas atribuições e competências nas mais diversas situações complexas observadas neste espaço. Ressalta-se que a enfermagem, enquanto profissão imprescindível para o processo de recuperação, proteção e promoção de saúde, insere-se nas UTIs com o objetivo de contribuir ativamente, mediante conhecimentos científicos apropriados e humanizados para a plena recuperação e suporte às funções vitais dos/as pacientes enquanto os mesmos se recuperam. Assim tendo em vista a complexidade das situações apresentadas em uma UTI, assim como, visualizando concretamente a importância das atribuições e competências da enfermagem, delimita-se o presente estudo, possuindo como objetivo geral refletir sobre a importância da atuação dos enfermeiros(as) na UTI, e como objetivos específicos a busca por compreender a UTI e suas complexidades e, por fim, identificar os desafios da enfermagem no ambiente da UTI. Para a materialização e concretização deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa científica de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de pesquisa de revisão bibliográfica para obtenção e análise dos dados informações e conhecimentos adquiridos. deste modo espera-se que a presente pesquisa possibilita a construção de um conhecimento que fomente outros discentes e profissionais a pesquisar cientificamente sobre o tema em questão, e que sobretudo, destaque a importância e imprescindibilidade da enfermagem no ambiente da UTI.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. GARANHANI, M. L.; MARTINS, J. T.; ROBAZZI, M. L. do C. C.; GOTELIPE, I. C. O trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva: significados para técnicos de enfermagem. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), [S. l.], v. 4, n. 2, 2008.
2. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
3. GOMES, A. M. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2 ed., São Paulo, EDU, 1988.
4. Horta, W. D. A. Conceito de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 1968.
5. HUDAK, C.M; GALLO, B.M. Cuidados Intensivos de Enfermagem. Uma abordagem holística. RJ. Guanabara Koogan, 1997.